O Campus busca qualificar produtores culturais para construção e gerenciamento de projetos
O Campus Belford Roxo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) vem construindo um diálogo com os fazedores de cultura do município. Por meio do Projeto de Extensão Laboratório de Projetos Culturais, coordenado pela professora Lívia Meira Lima Paiva, o campus busca qualificar produtores culturais para construção e gerenciamento de projetos.
Em 2023, o projeto foi reforçado com a participação do professor Frederico Mendes de Carvalho. O docente – que é mestre em “Estado, Governo e Políticas Públicas”, e especialistas em “Formulação e Monitoramento de Projetos Sociais” – ministrou a palestra “Onde tem recursos para projetos culturais e sociais”, que buscou demonstrar as alíquotas e oportunidades para projetos sociais e culturais, destacando ideias e experiências de onde e como buscar estes recursos. A palestra aconteceu no início deste mês de dezembro.
O professor Frederico, destacou seu contentamento com o evento: “Foi, realmente, muito gratificante ver que as pessoas se animaram em buscar recursos para as ações que já desenvolvem em Belford Roxo. Seguramente, contribuiu para popularizar um conhecimento que é fundamental para ver mais projetos culturais e sociais na nossa cidade”, disse.
O diretor de Ensino do campus, Flávio Sabrá, que também integra o Conselho Municipal de Cultura de Belford Roxo, destaca a relevância do Laboratório e do campus para a cidade: “Por meio do ensino e da cultura, pode-se estabelecer outros patamares e significados para a população local e arredores, uma vez que a Baixada é, e sempre foi, um grande provedor de cultura para além dos ramais e rodovias que as cortam”, enfatizou.