“Desato” é o álbum autoral e de estreia da cantora e compositora carioca Katarina Assef, que vai comemorar um ano do seu lançamento com um show no dia 20 de fevereiro, às 19h30, no Espaço Cultural Sergio Porto. Os ingressos já estão à venda e estão confirmadas as participações da cantora Júlia Vargas – que divide com Katarina a faixa “Restos” -, e dos músicos Tunico e Beto Lemos. A produção cênica é de Beto Russo e a produção musical do show e do disco é de João Bittencourt, que também estará no piano. Completam a banda Bruno Aguilar no baixo elétrico, Tom Andrade na percussão, Felipe Larrosa Moura na bateria e Yuri Villar no saxofone e na flauta.
As onze canções de “Desato” trazem uma rica diversidade de ritmos brasileiros, que incluem samba-jazz, maracatu, baião, bossa nova, entre outros, embalados pela suave e doce voz de Katarina, que tem como marcas do seu trabalho caminhos harmônicos densos e poesias imagéticas. Suas letras trazem aspectos do íntimo da artista, como amor, poder feminino, instintos humanos, arte como algo divino, transformador, que cura. Além de Júlia Vargas, o disco ainda conta com a luxuosa participação de Joyce Moreno na faixa “Corpo-Casa”.
“Esse álbum foi uma estreia e uma necessidade. Espalhei músicas bem do jeito que acreditava, com as mensagens que gostaria de passar. Harmonias e poesias andando juntas, com densidade e profundidade, convidando todos a darem mergulhos dentro de si, olharem para seus nós e conduzirem seus próprios desatos”, afirma a artista, que tem como referências nomes como a própria Joyce Moreno, Gil, Sueli Costa, Guinga, Tom Jobim, Lenine e Chico Buarque.
O sentimento de desatar – que moveu a criação do álbum – parece continuar vivo, pois, coincidência ou não, Katarina faz aniversário no dia seguinte ao show, realizando a apresentação no seu último dia dos 27 anos.
“‘Desato’, nome de uma das músicas, de cara tomou a frente como título, afinal, eu estava desatando um baita desejo antigo: botar meu som no mundo. A partir daí, comecei a curadoria do meu próprio trabalho, buscando canções que representavam o desato de alguma área da vida: questões sociais, emocionais, espirituais, ambientais e amorosas. Em tudo carregamos nós e a missão desse disco é dar a mão pra esses desatos”, explica a artista que, após o show, lançará um visualizer para cada música do disco, ao longo dos próximos meses.
No último ano, além de lançar seu primeiro trabalho autoral, de produzir três videoclipes e de gravar com grandes cantoras como Júlia Vargas e Joyce Moreno, Katarina comemorou importantes conquistas, todas movidas pelo processo de gravação do álbum:
“Foram muitos momentos marcantes. Primeiro, a mobilização para conseguir recursos, que implicou na inscrição em diversos festivais e editais. Duas faixas do álbum receberam Menção Honrosa no Festival TOCA (Toda Canção). Além disso, acompanhada de parceiros do audiovisual (Helena Zimbrão e André Lapa, além do Tom Andrade na captação de som), fui vencedora do festival francês Rootstock Artist Awards, competindo com centenas de artistas ao redor do mundo. Tudo isso permitiu a gravação e só confirmou os passos certos rumo ao projeto”, reflete.
O show comemorativo será fiel à sonoridade do disco. A cantautora ainda incluirá momentos poéticos com declamações e quer mostrar que toda transformação começa em nós mesmos, assim, as músicas envolverão todos em um momento de “desato coletivo”:
“Daqui pra frente, estou animada para os próximos shows e para o lançamento dos novos clipes, visualizers e Lyric Videos, deixando essa comemoração de um ano repleta de arte! Que o desato continue!”, conclui.
Mais informações
Show Desato – Katarina Assef
Data: 20 de fevereiro, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto – Rua Visconde de Silva, s/n, Humaitá, RJ.
Ingressos: R$80 e R$40 (meia-entrada)
Antecipados: https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/750330624110fbbb244271ca13baab016257f139
Classificação Livre
Duração: 80 minutos.