O programa Justiça Itinerante vai realizar, na próxima quinta-feira (1º/5), Dia do Trabalhador, mais uma ação gratuita de cidadania para a população do Rio de Janeiro. Das 9h às 15h, o ônibus da JI vai oferecer serviços essenciais no dia a dia da vida de um cidadão como, por exemplo, registro tardio de nascimento, emissão e retificação de certidões de nascimento, casamento, divórcio ou óbito, além de reconhecimento de paternidade, requalificação de nome e gênero de pessoas trans e solicitação de tutela e curatela.
Justiça sobre rodas
O ônibus da Justiça Itinerante é equipado com computadores e acesso à rede de informações do Tribunal de Justiça. No interior dele, juízes do TJRJ podem realizar audiências de conciliação, instrução e julgamento. Também é possível pedir a emissão e retificação de documentos.
Programa
O Programa Justiça Itinerante foi criado em 2004 pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para levar cidadania e acesso à justiça para pessoas em vulnerabilidade social. Ao longo de 21 anos, a iniciativa, que conta com o serviço voluntário de juízes de Direito, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, já atendeu mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado. Somente em 2024, mais de 102 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa do TJRJ.