JUSTIÇA DO RJ DETERMINA AFASTAMENTO DA PREFEITA DE SAQUAREMA

Afastamento é por 90 dias, segundo decisão. A prefeitura é investigada por irregularidades no programa ‘Conexão do Futuro’. Vice-prefeito, Rômulo Gomes, assume o cargo.

Nesta quinta-feira (1°), a Justiça do Rio determinou o afastamento da prefeita de Saquarema, Manoela de Souza Ramos Alves, por 90 dias. A decisão do desembargador Marco Antônio Ibrahim também torna indisponíveis os bens da prefeita. A investigação se concentra em irregularidades no programa “Conexão do Futuro”, que envolveu contratos milionários com empresas ligadas a um diretor do projeto.

A Prefeitura de Saquarema fechou contratos no valor de R$ 326 milhões para o programa educacional, que visa oferecer aulas de reforço e atividades extracurriculares para alunos da rede municipal. Antes de assumir o cargo na Prefeitura, o então diretor do “Conexão do Futuro”, Lucas Amorim Floriano, tinha uma empresa contratada pelo programa. Desde dezembro do ano passado, ele gerencia o projeto.

Com o afastamento de Manoela, o vice-prefeito, Rômulo Gomes, assume o cargo. Além disso, duas empresas que receberam recursos do programa funcionam na casa da sogra de Lucas. Ele nega qualquer irregularidade.

Lucas, que ganha R$ 10 mil como funcionário público, participou da expansão do “Conexão do Futuro” e foi responsável pelo edital que escolheu o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI) para administrar o projeto. Em março, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão dos pagamentos ao IDPI e deu um prazo de 15 dias para que a prefeita e o então secretário municipal de Educação, Antônio Peres, prestem esclarecimentos sobre as irregularidades. Antônio Peres é ex-prefeito e ex-marido de Manoela.

Comments (0)
Add Comment