JOVENS MÚSICOS DO RIO VÃO SE APRESENTAR NA FRANÇA PELA PRIMEIRA VEZ

Alunos de escolas estaduais fazem bonito no exterior

Nem só de medalhas de ouro, prata e bronze brilham jovens brasileiros que estão na França neste momento. As olimpíadas, para 35 integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense – formada por alunos da rede pública de educação do Estado do Rio de Janeiro – tem uma conotação cultural, com foco na execução de instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, fagote, flauta, clarinete, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão.

O grupo fará cinco concertos, até o dia 17 de agosto, em locais como o Centro Cultural da Cidade de Créon, o Festival de Música CastelJaloux, a Cathédrale Saint-André, a Cathédrale de Blasimon e o Château Quat’sos. Sem custo algum para os jovens da orquestra, essa turnê tem um significado especial pois a maior parte nunca viajou para o exterior. Essa viagem integra a programação da Conexão Rio-Bordeaux, um intercâmbio cultural lançado pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação e Núcleo de Orquestras Sociais do Brasil.

“A minha expectativa está altíssima. É a minha primeira vez pisando em solo europeu e em um país expoente da música erudita, que é a França. Tocar em um lugar onde grandes compositores nasceram é um sonho realizado. Estou muito animado e tenho certeza de que essa viagem será um dos acontecimentos mais incríveis da minha vida. O projeto tem me incentivado muito, não só para a turnê em outro país, mas pelos meus estudos também”, afirma o violista Allan Victor Dias da Silva, 20 anos, morador de Anchieta, na Zona Norte do Rio. Ele é um dos integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense.

A Conexão Rio-Bordeaux começou no início de julho com a chegada dos músicos franceses ao Rio para uma série de atividades, que incluiu masterclasses e concertos com entrada franca. Com destaque para espetáculos que os mais de 100 músicos das duas formações protagonizaram na Sala Cecilia Meireles e no Theatro Municipal. O repertório em Bordeaux terá Villa-Lobos, Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, entre outros nomes consagrados. Essa iniciativa visa celebrar a excelência musical e também fortalecer os laços entre as culturas brasileira e francesa. No palco, os músicos dos dois países tocaram, juntos, todos os instrumentos.

“Nunca fui, mas desde criança sempre desejei conhecer a França porque acho uma cultura incrível. Mas, na verdade, era um sonho muito distante…. Agora, graças ao projeto, tenho a oportunidade de não só conhecer como tocar lá também. Quando fui selecionada para participar da turnê, fiquei muito feliz. Com certeza será muito emocionante”, conta a violista Aline Stefani de Jesus Cristo, outra integrante da Academia de Monitores da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense que vai conhecer a Europa com esta turnê.

Programação da Conexão Rio-Bordeaux em agosto

11/8 –Concerto às 17h na Cathédrale Saint-André
16/8 – Concerto na Cathédrale de Blasimon, às 19h30
17/8 – Concerto de encerramento no Château Quat’sos, às 18h

REPERTÓRIO DOS ESPETÁCULOS

PROGRAMA I

PARTE I – Orquestra IBME e JOSEM (Música Brasileira)

Heitor VILLA-LOBOS – Prelúdio das Bachianas Brasileiras N.4 Alberto NEPOMUCENO – Batuque da “Série Brasileira” Chiquinha GONZAGA | Arr: Anderson Alves – Ô Abre Alas PIXINGUINHA | Arr: Anderson Alves – Pula Sapo
Maestro DUDA – Suíte Nordestina

PARTE II – Orquestra IBME e JOSEM (Música Francesa)
Jean LULLY – Marche pour la cérémonie des trucs
Camille SAINT-SAENS – Dance Bacchanale N.KRASSIK – O Casamento da Raposa Sirba – PGayen zay in Shvartze Reien TYPHON – La bulle krack
H.VILLA-LOBOS – Toccata O Trenzinho do Caipira
(dirigé par Eduardo Lopes)

PROGRAMA II – REPERTÓRIO BRASILEIRO

I – PARTE
Música Clássica Brasileira
Dimitri CERVO – Abertura Brasil 2012
Camargo Guarnieri – Suíte Vila Rica (excertos: 1, 2, 4, 6, 10)
Camargo Guarnieri – Dança Brasileira
Heitor VILLA-LOBOS – Melodia Sentimental (solista ?)
Anderson ALVES – Concertino para Quinteto de Sopros e Orquestra
Lorenzo FERNANDEZ – Batuque

Música Popular Brasileira
Foclore
Villa-Lobos | Arr: Anderson Alves – A Canoa Virou
Desconhecido | Arr: Anderson Alves – Mulher Rendeira

Choro
PIXINGUINHA | Arr: Anderson Alves – Minha Vez
PIXINGUINHA | Arr: Anderson Alves – Quem é Você?

Bossa Nova
TOM JOBIM – Garota de Ipanema
TOM JOBIM | Arr: Jamberê Cerqueira – Samba de Uma Nota Só

Baião
Luiz GONZAGA | Arr: Jamberê Cerqueira – Gonzagueando
Zequinha Abreu – Tico Tico no Fubá

Comments (0)
Add Comment