Alexandre Bensabat Filho, conhecido como Xandinho, dedica-se ao plantio de árvores desde os 4 anos
Alexandre Bensabat Filho, conhecido como Xandinho, dedica-se ao plantio de árvores em Nova Iguaçu desde os 4 anos. Agora, com 10, ele se tornou o mais novo Fiscal das Queimadas da campanha promovida pelo Comitê Guandu-RJ — comissão das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. O objetivo da iniciativa é combater os incêndios florestais na Região Hidrográfica II (RH II), que se expande por 14 municípios, além da cidade natal do guardião da natureza.
Em um vídeo para a campanha, Xandinho, também conhecido como Menino que Planta, convoca a população a denunciar e combater os incêndios florestais:
— Aqui é o Menino que Planta e também sou fiscal das queimadas. Peço que, ao ver uma queimada, avise outras pessoas, mande para os bombeiros e fiscalize. Aqui em Nova Iguaçu já tem fogo todos os anos. Passo pela mesma dificuldade que todos vocês, mas continuo persistindo.
O Corpo de Bombeiros já atendeu quase oito mil ocorrências de incêndios florestais este ano. No mesmo período de 2023, foram três mil.
— Os incêndios florestais mais que dobraram. O balão, associado à baixa umidade do ar e à falta de chuvas, é uma das causas mais comuns. Outras incluem guimbas de cigarro, queima de lixo, fogos de artifício e fogueiras — alerta o porta-voz dos bombeiros, major Fabio Contreiras, em outro vídeo para a campanha.
Xandinho é um digital influencer da natureza e acumula cerca de 10 mil seguidores nas redes sociais. Ele foi escolhido pelo Comitê Guandu-RJ para participar da campanha por ser um exemplo importante na luta contra os incêndios florestais.