“Percebi que ele tinha problemas mentais depois do divórcio”, contou o deputado
O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC),disse que Francisco Wanderley Luiz, dono do carro que explodiu na Praça dos Três Poderes em Brasília, na noite desta quarta-feira (13). disse que conhece Luiz desde a juventude e que ele teria apresentado “sérios problemas mentais” após o divórcio.
Goetten é do município de de Rio do Sul (SC), mesma cidade de Luiz, e conhece o autor do ataque desde a juventude. O congressista informou que Luiz se mudou para Brasília depois de se separar de sua esposa em Rio do Sul, e passou a morar em uma área considerada de risco na capital federal.
“Percebi que ele tinha problemas mentais depois do divórcio”, contou o deputado, de acordo com o UOL. Ele ressaltou que Luiz já foi um empresário de sucesso na região, mas, nos últimos anos, parecia ter tomado um caminho diferente, o que preocupava seus conhecidos.
Embora tenha circulado pela Câmara dos Deputados no dia do incidente, a equipe de Goetten confirmou que Luiz não esteve em seu gabinete, embora tenha sido visitante habitual nos últimos meses. “Ele visitou meu gabinete algumas vezes no último ano, mas não o vi hoje”, afirmou o parlamentar.
Goetten também se mostrou consternado com a situação, destacando que Luiz vinha de “uma família boa” de Rio do Sul. “Lamento a morte dele e lamento o que ele causou”, disse o deputado. O suspeito, que já trabalhou como chaveiro e camelô, havia se apresentado nas redes sociais como empreendedor e investidor, mas também deixava mensagens ameaçadoras, incluindo promessas de bombas em locais de autoridades políticas. Em uma postagem, ele chegou a advertir : “cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc”.
Nas eleições de 2020, Luiz se declarou casado e com ensino médio incompleto, mas não há registros de outras candidaturas. Ele disputou o pleito pelo PL.
Por Brasil 247