Hilton Couceiros, candidato do Avante, foi duramente criticado e se retratou publicamente, alegando ter sido mal interpretado
O candidato a prefeito de Valença, Hilton Couceiros (Avante), foi alvo de duras críticas nas redes sociais após fazer uma infeliz comparação entre o aumento de diagnósticos de autismo e uma “praga” durante uma sabatina política, relata o g1. O comentário gerou ampla repercussão, sendo rapidamente rebatido por João Pedro, embaixador do autismo na Bahia, que cobrou explicações imediatas.
A fala controversa ocorreu na quarta-feira (18), quando Couceiros discutia a situação de escolas que atendem crianças com deficiência no município. Ele mencionou instituições como a Apae e Pestalozzi, mas sua escolha de palavras gerou desconforto: “vocês já viram, vocês vão entender o seguinte… Hoje nós temos algumas escolas de Valença, como Apae, AMA, Pestalozzi com crianças com deficiência física e autista etc. Isso é muito preocupante porque fica parecendo que é… Como é que se dá o nome? Praga não, mas é mais ou menos isso. Está evoluindo demais isso”, declarou.
A comparação foi imediatamente criticada por ativistas e pela comunidade autista. João Pedro, que representa a causa na Bahia e é desenhista do Brasil 247, foi um dos primeiros a se pronunciar, questionando a postura do candidato e cobrando um posicionamento mais consciente sobre o tema. Depois, João Pedro disse ter entendido que a fala do político foi tirada de contexto.
Diante da repercussão, Hilton Couceiros usou suas redes sociais para tentar esclarecer a situação. Em um vídeo publicado na quinta-feira (19), ele admitiu o erro e pediu desculpas, alegando que suas palavras foram tiradas de contexto. “Infelizmente, durante uma fala recente, ao tentar responder a uma pergunta, eu cometi uma falha”, escreveu. “Utilizei um termo inadequado para me referir ao aumento de diagnósticos de autismo, o que gerou interpretações que não condizem jamais com o meu pensamento ou a minha postura.”
O candidato também afirmou que pessoas estavam tentando transformar o episódio em “politicagem”, mas reiterou seu pedido de desculpas, especialmente às famílias e pessoas com autismo que se sentiram ofendidas. Ele reforçou que o episódio não reflete seu compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade.
Hilton Couceiros está em disputa com outros candidatos na corrida eleitoral de Valença, incluindo Jairo do BB (PDT), Jucelia Nascimento (Pode), Marcos Medrado (PV) e Valdemar da Conect (Solidariedade). O episódio, no entanto, já deixou sua marca nas discussões políticas da cidade e pode impactar o cenário eleitoral nas semanas que antecedem o pleito.
Por247