As comemorações pelo Dia Internacional do Jazz, celebrado mundialmente em 30 de abril, começam mais cedo no Rio de Janeiro. A partir desta sexta-feira (26), a cidade entra no clima do jazz com uma programação especial em três pontos icônicos da Zona Sul: Santa Teresa, Leblon e Copacabana. A agenda reúne artistas consagrados, experiências gastronômicas e paisagens de tirar o fôlego.
Em Santa Teresa, o MGallery Hotel promove uma noite exclusiva no sábado (27), a partir das 18h, com apresentação do baterista argentino Roberto Rutigliano. Reconhecido por sua trajetória na cena do jazz brasileiro e latino-americano, o músico se apresenta à beira da piscina do hotel, enquanto o público desfruta de drinks autorais e petiscos assinados pela chef Luanna Malheiros.
No Leblon, o já tradicional Wine Jazz Festival toma conta do terraço do Shopping Leblon, com vista para a Lagoa, o Cristo Redentor e o mar. A programação começa na sexta-feira (26), com o show “Uma noite com Nina Simone”, interpretado pela cantora Alma Thomas. No sábado (27), a britânica Jesuton assume o palco durante o evento Wine.BBQ, que harmoniza jazz com churrasco premium e mais de 60 rótulos de vinho. As apresentações acontecem das 16h às 22h e os ingressos estão à venda pela plataforma Ingresse.
Já em Copacabana, a celebração continua na segunda-feira (28), com mais uma edição do projeto Blue Note Night at Fairmont. O show da vez será do cantor e compositor Matu Miranda, que se apresenta das 20h às 22h no espaço montado junto à piscina de borda infinita do hotel Fairmont. No repertório, releituras de clássicos da MPB e composições próprias que misturam o jazz à música brasileira.
Com diferentes estilos e propostas, os eventos antecipam em grande estilo as homenagens ao gênero que conquistou o mundo e ganhou raízes no Brasil, prometendo um fim de semana sonoro para todos os gostos.
por Diário do Rio