JAPERI ENTREGA CARTÃO DE ALIMENTAÇÃO PARA PACIENTES DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, na segunda-feira (19), a entrega de 51 cartões de alimentação, no valor de R$ 250 cada, para usuários do Programa de Controle da Tuberculose de Japeri. A ação integra um pacote de medidas da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), implementado em parceria técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Especialidades de Japeri, onde são realizados os atendimentos do programa. Durante o evento, pacientes relataram como o benefício tem sido essencial para o custeio da alimentação, reforçando a importância do apoio para a adesão ao tratamento. E a assistente social Cláudia de Souza, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Esse auxílio é fundamental porque estimula a permanência no programa, reduz o abandono do tratamento e garante os direitos dos pacientes, conforme prevê a lei”, afirmou.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, apontou a importância da ação no contexto do cuidado contínuo. “A entrega dos cartões representa mais uma etapa importante no tratamento dos pacientes. O auxílio alimentar contribui para a recuperação, sem tirar deles a autonomia. Aqueles que não puderam comparecer hoje receberão o benefício ao longo da semana. O mais importante é que seguimos juntos, oferecendo um atendimento digno e humanizado”, afirmou.

Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Japeri

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), com base no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, atualmente acompanha:

38 pacientes com Tuberculose Sensível (resposta aos medicamentos de primeira linha);

6 pacientes com Infecção Latente (bacilo presente sem sintomas ou doença ativa);

3 pacientes com Tuberculose Droga Resistente (resistência a pelo menos um medicamento de primeira linha);

1 paciente com Micobacteriose Não Tuberculosa (infecção por outras micobactérias);

1 paciente com Tuberculose Complicada (formas graves com possíveis complicações além do pulmão), estes últimos acompanhados no Centro de Referência Professor Hélio Fraga, em Curicica.

Comments (0)
Add Comment