ITABORAÍ RECEBE DO ESTADO CAPACITAÇÃO EM TUBERCULOSE E SERVIÇO SOCIAL

A Secretaria de Estado de Saúde promoveu na quinta-feira (24/04), uma capacitação voltada para assistentes sociais das redes de saúde e assistência social dos municípios de Itaboraí e Maricá, como estratégia do Plano Estadual de Combate a Tuberculose. A ação aconteceu no auditório da Comunidade Batista de Itaboraí (CBI), no Centro.

Vale destacar que a iniciativa integra o Plano Estadual e Municipal de enfrentamento à tuberculose. A capacitação abordou, de forma específica, os temas “Tuberculose” e “Assistência Social”, fortalecendo o trabalho conjunto entre as políticas públicas de saúde e assistência social.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a importância do olhar humanizado no serviço público.

“Quando a gente fala de tuberculose, a gente fala de vulnerabilidade. O nosso paciente, muitas vezes, está em situação de pobreza e isso deveria ser inaceitável. Mas a realidade é essa. É preciso força, compromisso e amor na profissão. A técnica nos leva até certo ponto, mas é o amor que nos impulsiona. A Secretaria Municipal de Saúde vai continuar presente e ativa no que puder para melhorar a vida dos nossos cidadãos”, disse a secretária.

Na entrada do auditório, os participantes foram convidados a interagir com um quadro de post-its, respondendo o que sabiam sobre a tuberculose e expressando o que gostariam de saber. A proposta foi estimular a troca de saberes e a escuta ativa desde o início do encontro.

Durante a capacitação, foi realizada uma aula específica sobre a doença, seguida por um momento dedicado às políticas de proteção social, com foco na atuação dos assistentes sociais. O grupo, formado por profissionais das áreas de saúde e assistência, também se comprometeu a elaborar um fluxo de articulação e troca de informações que facilitará o acesso dos pacientes aos serviços de forma articulada e integrada.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, destacou a atuação do município de Itaboraí no enfrentamento à tuberculose.

“Estamos em grande movimento no município, realizando várias atividades para que a população seja esclarecida sobre os sinais e sintomas da tuberculose, que tem tratamento, cura e também conta com proteção social, como o incentivo alimentar e o vale social. Nada melhor do que juntar a rede de assistência social com a rede de saúde para dar conta dos casos da doença. Precisamos eliminá-la até 2030”, afirmou a coordenadora.

A parceria com o Estado tem fortalecido o trabalho conjunto entre as redes, e a previsão é que novas ações de capacitação e integração continuem ao longo do ano, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas à eliminação da tuberculose no município.

Comments (0)
Add Comment