A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, iniciou, na quarta-feira (08/01), a entrega dos cartões do auxílio alimentação no município. Neste primeiro momento, 64 pessoas em tratamento da tuberculose serão contempladas. A ação aconteceu no polo do Programa de Controle da Tuberculose (PCT), no Centro, e faz parte da implementação da Proteção Social, uma estratégia para promover a adesão ao tratamento da tuberculose, enfrentando também os determinantes sociais que impactam na saúde dos pacientes.
Os cartões foram entregues pessoalmente pelo secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, que ressaltou a importância dessa iniciativa para o sucesso do tratamento.
“Esta ação é fundamental para o sucesso do tratamento da tuberculose. Ao garantir um incentivo alimentar, estamos não apenas melhorando a qualidade de vida dos pacientes, mas também promovendo a continuidade do tratamento, essencial para a cura da doença. O investimento na saúde pública é, sem dúvida, um investimento no futuro da nossa população”, destacou o secretário.
O valor de R$250 continua sendo destinado a cada paciente diagnosticado com tuberculose durante o período de tratamento, com o intuito de apoiar na compra de alimentos.