Nos últimos tempo, a Comunidade Católica do Rio de Janeiro tem tido muito a celebrar: uma grande obra de acessibilidade está sendo realizada na histórica Igreja de Nossa Senhora do Carmo – antiga catedral da cidade – e o movimento nos templos barrocos da Praça XV tem aumentado seguidamente, com eventos culturais, reativação de sinos e muito mais. E neste mês de fevereiro, mais uma pérola histórica, arquitetônica e cultural foi devolvida aos devotos de Nossa Senhora e habitantes da Cidade Maravilhosa: trata-se do suntuoso Consistório – salão nobre utilizado para reuniões – da Igreja da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, na avenida Presidente Vargas.
No dia 21 fevereiro, última sexta-feira, foi reinaugurado o belíssimo e imponente Consistório da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, localizada na Praça Pio X, no Centro do Rio de Janeiro. O imenso salão com as paredes rubras pintadas à mão e o teto repleto de belíssimos afrescos tem também uma importante galeria de grandes telas com retratos de Cardeais e de Beneméritos da histórica associação de fiéis. O evento contou com a presença de diversas personalidades, e teve a liturgia presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
A placa comemorativa da belíssima obra que foi realizada no decorrer do ano passado foi descerrada pelo Provedor da Irmandade, Dr. Antônio Soares da Silva e pelo Cardeal Dom Orani, acompanhados da Mesa Diretora e alunos do Educandário Gonçalves de Araújo, instituição de ensino mantida pela entidade dona do templo. O provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Dr. Cláudio André de Castro, também esteve presente representando entidades co-irmãs. O badalar dos sinos do majestoso templo comemorou a reabertura do Consistório, que compete apenas – segundo especialistas – com o da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro pelo título de mais bonito da cidade.
A imponência da grande sala, ambientada na icônica Igreja, levou a Diretoria da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária a empenhar todos os esforços para recuperar a beleza do espaço, que, há anos não era mais utilizado como sala formal de reuniões da mesa administrativa, que funciona como um Conselho da entidade. A belíssima pintura do teto, já havia perdido suas cores agora realçadas pelo trabalho dos especialistas.
O bonito ambiente – que conta com um belo altar para celebrações particulares da própria entidade – havia sofrido degradações das mais variadas espécies ao longo dos anos, mas agora, felizmente sanadas pelos esforços da Irmandade, que contratou os serviços de uma empresa especializada em restauro para executar o minucioso trabalho.
Em seu discurso, o Cardeal parabenizou a Candelária pelos esforços no cuidado com seu patrimônio sacro e incitou todas as irmandades do Rio – que possuem templos belíssimos – a cuidarem da sua arte e da sua história.
A inauguração, momento de grande alegria e solenidade, contou com as presenças dos dos Irmãos e Irmãs da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, representantes consulares, autoridades religiosas e civis, entre elas a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Patrícia Regina Correa Wanzeller, além de representantes de outras instituições culturais e do Clube de Engenharia.
por Patrícia Lima – Diário do Rio