Foco é na produção de alimentos para atender população local. Treinamento e capacitação fazem parte do projeto
O Instituto Zeca Pagodinho cederá um terreno de 8 mil metros quadrados em Xerém, Duque de Caxias, para a criação de uma horta comunitária. Nesta terça-feira, representantes do instituto, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Instituto Cidades Sem Fome se reuniram para formalizar a parceria, visando ampliar hortas comunitárias no município.
O projeto, alinhado com a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana sancionada recentemente, visa capacitar agricultores locais e fomentar a produção de alimentos. O espaço contará com um Sistema Agroflorestal Urbano, cultivando espécies nativas da Mata Atlântica, como plantas frutíferas e medicinais. Aproximadamente 100 famílias serão beneficiadas.
Zeca Pagodinho destacou a importância da iniciativa, que além de fornecer alimentos, também ensina técnicas de cultivo. A ação, que conta com R$ 1,5 milhão em recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e emendas parlamentares, permitirá que os agricultores urbanos acessem programas de agricultura familiar, crédito, máquinas e compras públicas.
O ministro Paulo Teixeira ressaltou que o projeto é uma resposta ao desafio da fome no Brasil, destacando a importância de iniciativas como esta para promover a segurança alimentar e a agricultura urbana.