O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está promovendo a capacitação de guias de turismo ecológico em Ilha Grande, na Região da Costa Verde. Ao todo, 20 moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro participam do curso, que será concluído no fim de maio. A iniciativa visa fomentar a geração de renda local e fortalecer a conservação da biodiversidade por meio do ecoturismo.
Durante a formação, os participantes recebem aulas sobre história local, técnicas de condução de visitantes, primeiros socorros, legislação ambiental, turismo e sustentabilidade. O programa também valoriza o saber tradicional das comunidades, promovendo a inclusão de moradores em atividades econômicas sustentáveis.
Essa capacitação integra uma série de ações do Inea com comunidades tradicionais, como caiçaras da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, marisqueiras do Parque Estadual da Ilha Grande e da APA Estadual de Tamoios, além de quilombolas no Parque Estadual da Pedra Branca e no Parque Estadual da Costa do Sol.
Melhorias nas competências profissionais
Nos últimos 12 anos, o Inea já realizou 23 cursos semelhantes, beneficiando 14 unidades de conservação e credenciando 507 condutores. Segundo uma pesquisa realizada com ex-alunos do programa, 76,1% relataram melhorias nas competências profissionais, 78,9% conseguiram gerar renda, e 69% encontraram novas oportunidades de trabalho. O impacto ambiental também foi significativo: 67,6% dos participantes passaram a se interessar mais por questões ambientais e 77,5% mudaram suas práticas cotidianas em prol da conservação.
O estudo, feito como parte de uma dissertação de pós-graduação em Ecoturismo e Conservação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), apontou ainda um índice de aprovação de 94,4% entre os participantes, que recomendariam o curso a outras pessoas.
O Programa Estadual de Guias de Condutores está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e 15 (Vida Terrestre).