INCÊNDIOS EM ÁREAS DE MATA AUMENTARAM 800% NO RJ EM FUNÇÃO DO TEMPO SECO

Levantamento do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) analisou número de focos de incêndio no primeiro semestre desse ano, comparado com 2023.

Com o tempo seco, características do outono e do inverno, o número de focos de incêndio em vegetação no estado do RJ vem aumentando. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados neste mês 132 focos. No mesmo período do ano passado foram apenas 17. Houve um aumento de quase 800% de aumento só em junho.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Nova Iguaçu criaram um curso para capacitar voluntários no combate a incêndios florestais na região, como no Morro do Cruzeiro, parte do Parque Natural do Gericinó. O curso, em seu segundo ano, já formou quatro turmas de voluntários equipados com técnicas específicas para prevenção e controle de incêndios.

O secretário Edgar Martins destaca que os 70 voluntários atuam não apenas na prevenção, mas também no combate ativo aos incêndios, aumentando a fiscalização e proteção das áreas ambientais. Desde janeiro, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 9 mil ocorrências de fogo em vegetação na região.

Recentemente, houve um incêndio no Campo de Instrução de Gericinó, controlado a tempo, mas outros, como o ocorrido no Parque Nacional do Itatiaia em junho, devastaram uma área equivalente a 300 campos de futebol de Mata Atlântica. O ICMBio investiga as causas desse incêndio, que afetou a visitação do parque.

Os voluntários não só aprendem técnicas de combate, mas também ganham consciência sobre a importância da preservação da flora e fauna local, essencial para a comunidade.

Comments (0)
Add Comment