Bombeiros foram acionados no fim da noite deste sábado para combater um incêndio na mata no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, e na Penha. Vegetação seca favorece a proliferação de queimadas nessa época do ano.
Incêndios atingiram o Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio, e a serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na madrugada deste domingo (9).
Na comunidade do 77, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio, famílias tiveram que deixar as casas. A moradora Bárbara pegou a filha, os netos e alguns documentos, e precisou ir para a casa da mãe, no mesmo bairro.
Segundo ela, o incêndio na mata chegou perto e sua casa ficou toda enfumaçada. Ela disse que imóveis não foram atingidos, mas várias pessoas também deixaram suas residências por precaução.
Segundo informações do morador Leandro Fraga Cardoso, um vizinho registrou imagens do início das chamas, por volta das 17h20 de sábado.
Um incêndio também assustou moradores de Nova Iguaçu. Sérgio Borges registrou as chamas se alastrando na Serra do Vulcão na madrugada deste domingo e disse nunca ter visto incêndio desta proporção no morro.
Ainda segundo ele, momentos antes do início das chamas, ouviu explosão de fogos de artifício. Ele acredita que os fogos estariam em um balão que foi solto.
No fim da noite deste sábado (8), bombeiros do quartel de Ramos foram acionados para combater um incêndio na mata no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte. Na mesma região, bombeiros do quartel da Penha tinham sido acionados um pouco mais cedo para apagar as chamas em outra região de vegetação.
O fogo em áreas de encostas e vegetação do Rio e da Região Metropolitana tem sido frequente nas últimas semanas, preocupando moradores.
Com a vegetação seca, as chamas se propagam com grande velocidade nessa época do ano, favorecendo a propagação de queimadas.
Por Isabella Vilela e Marcello Victor, TV Globo