INCÊNDIO ATINGE O HOSPITAL DOS SERVIDORES, NO CENTRO DO RIO

Brigadas de incêndio da unidade controlaram as chamas em equipamentos de refrigeração

Um princípio de incêndio atingiu a cobertura do Hospital dos Servidores, na Rua Sacadura Cabral 178, no Centro do Rio. Segundo o Ministério da Saúde, o princípio de incêndio foi em uma torre de refrigeração. O fogo foi controlado pela brigada da unidade. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi acionado. Em razão da fumaça, alguns pacientes foram remanejados temporariamente para outras alas do hospital. Ninguém ficou ferido.

Brigadas de incêndio da unidade controlaram as chamas. O fogo foi em equipamentos de refrigeração do 11º andar. Paulo Sant’Anna afirmou disse que a situação foi controlada. Segundo ele, o Centro de Terapia Intensiva (CTI), que fica no mesmo andar, não foi atingido. Nenhum paciente acamado ou em situação mais crítica precisou ser removido da unidade.

O diretor da unidade, Paulo Sant’Anna, confirmou que houve uma remoção momentânea de alguns pacientes, com receio de que entrasse fumaça em setores do hospital. Como isso não ocorreu, os pacientes foram levados de volta. As consultas não foram canceladas, mas as visitas a pacientes foram suspensas temporariamente.

As pessoas reunidas em frente ao Hospital dos Servidores — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

Em redes sociais circulam imagens que mostram pessoas correndo pelos corredores do hospital. A coluna de fumaça longa e muito escura pode ser vista de diferentes pontos da cidade. Após as chamas serem controladas, um grupo de pessoas se reuniu em frente ao prédio.

O Hospital dos Servidores é ligado ao Ministério da Saúde e é referência no atendimento a casos de de média e alta complexidade. A unidades realiza cirurgias de grande porte e disponibiliza tratamento para mais que 45 serviços especializados — entre eles maternidade de alto risco, oncopediatria, neurocirurgia e cuidado de doenças infectocontagiosas.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o informou que alguns pacientes foram transferidos para outras alas da unidade. A íntegra do informe:

“O Ministério da Saúde informa que o princípio de incêndio em uma torre de refrigeração foi controlado pela brigada do Hospital Federal dos Servidores do Estado. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi acionado. Devido à fumaça, alguns pacientes foram remanejados para outras alas do hospital. Ninguém ficou ferido”.

Outros incêndios em hospitais

Em outubro de 2020, um incêndio que atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, e causou a morte de três pacientes que estavam internados na unidade de saúde – a maior da rede pública do Rio de Janeiro. As vítimas foram duas mulheres que eram pacientes em estado grave internadas no 3º andar do Prédio 1 e um homem que estava internado por complicações da Covid-19.

O Hospital Badim, no Maracanã, também na Zona Norte, foi outro atingido por um incêndio, em setembro de 2019. Na ocasião, onze pessoas morreram. Todos eram pacientes idosos. A maioria das vítimas estava no CTI do hospital e morreu asfixiada com a fumaça, sem queimaduras graves. Já outros faleceram devido ao desligamento dos aparelhos.

Comments (0)
Add Comment