INAUGURADO MONUMENTO EM HOMENAGEM À NOSSA SENHORA EM APARECIDA, SP, MAIOR QUE CRISTO REDENTOR

Estátua de 50 metros de altura é feita de aço e fica em um espaço a 3 quilômetros do Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país.

Uma estátua gigante da Padroeira do Brasil foi instalada em Aparecida (SP), cidade que abriga o Santuário Nacional, maior templo católico do país que é dedicado à Nossa Senhora. O monumento, de 50 metros de altura, é maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.

A escultura, feita pelo artista plástico Gilmar Pinna, é feita de aço e custou cerca de R$ 10 milhões para ser produzida. O local em que ela foi montada fica em um espaço a 3 quilômetros da Basílica e pode ser vista a 6 km de distância.

Maior que Cristo Redentor, veja como é o monumento em homenagem à Nossa Senhora inaugurado em Aparecida, SP. — Foto: Foto 1: Laurene Santos/TV Vanguarda | Foto 2: Lívia Torres/g1

A inauguração ocorreu neste sábado (7), seis anos após o previsto, às vésperas do Dia da Padroeira, que celebrado na próxima quinta-feira (12).

Segundo o artista responsável, mesmo com a entrega oficial, o projeto ainda não está 100% finalizado e faltam etapas, que devem levar mais cerca de um ano e meio para conclusão total.

“Ainda vamos colocar um mapa gigante do Brasil, segurado por dois braços de Deus. A ideia é representar que nosso país está nas mãos de Deus. Cada braço terá 19 metros e essa escultura terá, no total, 50 metros também, além de 60 toneladas”, explica Pinna.

Apesar disso, o local onde fica a estátua, no bairro Itaguaçu, já está aberto ao público. Os interessados não precisam pagar para visitar a obra, que fica em um espaço aberto e disponível 24 horas por dia.

Nossa Senhora Aparecida terá ainda uma estrutura do mapa do Brasil – Simulação computadorizada. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida

O projeto para instalação do monumento de cerca de 50 metros de comprimento foi anunciado em 2017, mas sofreu grande atraso por conta de uma briga na Justiça, após uma ação movida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) .

Depois da construção chegar a ser impedida judicialmente, ela foi retomada em 2022 e inaugurada oficialmente em um evento na noite do último sábado, que contou com a presença do autor da obra, o artista plástico Gilmar Pinna, de 65 anos.

Etapa da construção da estátua de 50 metros de Nossa Senhora é inaugurada em Aparecida

Caso na Justiça

A ação movida pela Atea tinha como alvo a imagem e outras cinco esculturas que ficam em rotatórias da cidade e trazem cenas em homenagem à Padroeira. A associação alegava que o Estado é laico e que a prefeitura não poderia instalar e investir nos monumentos, beneficiando uma religião em detrimento de outras.

Peças de estátua gigante de Aparecida ficaram amontoados no terreno durante meses, após ação na Justiça. — Foto: Fábio França/ G1

Em uma decisão em primeira instância, a juíza Luciene Bela Ferreira Allemand acatou o pedido, argumentando que a prefeitura não poderia manter o monumento ou investir em obras que levassem em conta a religião católica. Além da estátua, incluiu também as outras cinco peças.

Em março do ano passado, no entanto, o Tribunal de Justiça revogou a decisão e passou a permitir a instalação da escultura. O desembargador Ponte Neto disse que a cidade tem como principal atrativo econômico o turismo religioso e, ao permitir e investir nas obras, a prefeitura fomenta a economia local.

Alvo de impasse na Justiça, estátua gigante de Nossa Senhora Aparecida é vandalizada no interior de SP — Foto: Fábio França/ G1

Em meio à briga judicial, as partes que foram a estrutura chegaram a ficar abandonadas. Até 2019, a prefeitura não tinha ainda um espaço para que a obra fosse instalada e ela acabou sendo foi deixada amontoada em um terreno, onde passou a enferrujar. Em 2021 o g1 foi ao local e viu, inclusive, sinais de vandalismo, com a base pichada.

Sobre o Artista

“O escultor Gilmar Pinna é artista do mundo. É menino caiçara, é cidadão paulista e, por que não dizer, algo lusitano, latino-americano. E sua arte não difere. Também é itinerante, viajante. Inicialmente, suas obras “velejavam” nas águas do litoral norte de São Paulo. Assim era quando as primeiras esculturas – feitas de matéria-prima mais primitiva, a areia -, eram levadas pelas marés, iam adornar o castelo de Iemanjá. Ou, quem sabe, os templos de Atlântida, o lendário continente perdido. Depois, seu talento foi parar em outras “praias”: aqui, ali, além-mar. Mas ai ele, já senhor de sua arte, passou a fazer uso de materiais mais perenes, como ferro, o bronze e um outro ainda mais elaborado, modernoso mesmo: o aço inox. Tudo brilha. Tanto a luz do sol quanto à luz das lâmpadas (incandescentes, reflexivas, dicróicas). Brilho metálico. Quase tudo também é grande, algo monumental, estrutural. Enormes guerreiros, cavalos, peixes. Encantadoras sereias e donzelas. Sempre sob uma ótica temática, Gilmar sabe transformar o metal em formas figurativas – humana ou animal – e transmitir suas idéias. E é assim que ele alcança o imaginário coletivo. Ultrapassa fronteiras. É como eu já disse antes, um artista do mundo.”

Gilberto Gil

Por g1 Vale do Paraíba e Região

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