Fechado desde 2019, o imóvel que por mais de 100 anos abrigou a tradicional papelaria Casa Cruz, em frente ao Largo de São Francisco, região central do Rio de Janeiro, será reaberto. O espaço, de aproximadamente 2 mil metros quadrados e localizado na Rua Ramalho Ortigão, será ocupado pela Transbox, empresa do segmento de logística. As informações são do ”Blog do Ancelmo Gois”, do site ”O Globo”.
A negociação pelo aluguel do casarão foi fechada pela Sérgio Castro Imóveis, e o contrato de locação será válido por cinco anos.
A loja, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IPRH) e considerada uma das mais emblemáticas do mercado imobiliário do Centro da cidade, pertence à Santa Casa da Misericórdia, instituição com mais de 440 anos de existência. Ela havia sido perdida em uma ação judicial que acabou sendo anulada pela nova gestão da Santa Casa.
Na referida ação, o advogado Alexandre Barreira de Oliveira cobrava da Santa Casa cerca de R$ 127 milhões de honorários referentes a seis meses de trabalho. Ele havia conseguido penhorar diversos imóveis pertencentes à instituição – entre eles a loja onde funcionou a Casa Cruz -, mas, após diligências, o seu pleito acabou sendo anulado pelo Tribunal de Justiça do Estado do RJ.