IMAGEM DE LULA É POSITIVA PARA 60% DOS BRASILEIROS, APONTA PESQUISA

Quando somados os que avaliam o governo como ‘bom’, ‘ótimo’ ou ‘regular’, aprovação é de 58,9%, segundo pesquisa Latam Pulse

O relatório Latam Pulse, divulgado nesta quarta-feira (30), revela que 60% dos brasileiros têm uma visão positiva do presidente Lula (PT), enquanto 39% afirmam ver o presidente de forma negativa, informa a IstoÉ. Realizada pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, a pesquisa entrevistou 2.371 pessoas entre os dias 10 e 14 de outubro e oferece um recorte aprofundado da percepção dos brasileiros sobre a atuação de Lula e os principais problemas do país, com nível de confiança de 95%.

A aprovação específica ao desempenho do presidente atinge 50,7%, com 45,8% dos entrevistados afirmando desaprovar a gestão de Lula e 3,6% declarando-se indecisos. Em comparação com o levantamento de julho de 2024, que registrava uma aprovação de 50,2%, os números mostram leve aumento. Quando são incluídos os que avaliam o governo como “regular” (17,9%), o índice geral de avaliação positiva sobe para 58,9%.

A análise detalhada do perfil de aprovação indica maior suporte entre as mulheres, com 54,8% declarando-se favoráveis ao presidente, em contraste com 45,6% entre os homens. Quanto ao nível de escolaridade, o grupo de entrevistados com ensino superior é o mais favorável, com uma taxa de 61,1% de aprovação. Em relação à idade, pessoas entre 45 e 59 anos constituem o maior contingente de apoio a Lula, com 57,9% de avaliação positiva, seguidos pelos jovens de 16 a 34 anos, com 53,8%.

Outro ponto importante levantado pela pesquisa foi a percepção sobre os principais desafios enfrentados pelo país. Para 54,8% dos entrevistados, a corrupção é a maior preocupação, acompanhada pela criminalidade e o tráfico de drogas, que representam problemas para 54,1%. A questão ambiental e o aquecimento global também foram destacados, com 31,9% apontando-os como questões críticas.

Sobre o governo Lula, 41% dos brasileiros o consideram “bom” ou “ótimo”, enquanto 39,8% classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”. O restante, 17,9%, avalia o governo como “regular”. Comparando com o mês de julho, houve uma leve queda na percepção de “ótimo” e “bom”, que então somavam 43,2%.

BRASIL 247

Comments (0)
Add Comment