ILHA DE BROCOIÓ SERÁ TRANSFORMADA EM CENTRO DE PESQUISA PARA DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA

Após anos de abandono, o histórico palácio da Ilha de Brocoió, localizada nos fundos da Baía de Guanabara, deve ganhar uma nova função. O espaço, conhecido por sua arquitetura diferenciada e por ter abrigado figuras ilustres da política e da antiga high society carioca, será restaurado e adaptado para sediar um centro de pesquisas vinculado ao processo de despoluição da baía.

A informação foi confirmada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), que já iniciou a fase de pesquisa de preços para contratar a instituição responsável pela restauração do casarão e pela implementação do novo centro. A iniciativa acompanha o projeto da concessionária Águas do Rio, que prevê reduzir em 90% a poluição das águas da Guanabara até 2033.

Construída na década de 1930, a mansão em estilo normando foi idealizada pelo empresário Octavio Guinle, membro de uma das famílias mais tradicionais e ricas do Rio e fundador do Copacabana Palace. O projeto foi do arquiteto francês Joseph Gire, o mesmo idealizador do Copa e do Hotel Glória. O imóvel, tombado pelo Iphan desde 1965, se encontra em avançado estado de degradação. Fotos recentes mostram telhados com infiltrações, claraboias improvisadas com acrílico rachado, piscina vazia e jardins tomados pelo mato.

Comments (0)
Add Comment