Autores Fernando Molica, Tania Malheiros, Bruno Black participarão do evento
A prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação promove a II Feira Literária de Queimados (FLIQ), que vai acontecer nos dias 26 e 27 de setembro, das 9h às 17h, no Ginásio Municipal Metodista, que fica na rua vereador Hemetério Oliveira, 1180, Queimados, vai homenagear o autor Júlio Emilio Braz. Escritores como Fernando Molica, Tania Malheiros, Bruno Black estão entre as atrações do evento, cujo foco principal é fomentar a leitura e o conhecimento. Mineiro da cidade de Manhumifim aos pés da Serra de Caparaô, Minas Gerais, Júlio Braz mudou-se aos cinco anos para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar. Considerado autodidata por aprender as coisas com extrema facilidade, adquiriu o hábito da leitura aos seis anos e iniciou sua carreira como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos publicadas no Brasil e em outros países, como Portugal, Bélgica, França, Cuba e Estados Unidos.
A Feira vai contar ainda com rodas de conversa sobre “Literatura e inclusão social” e a “Importância da literatura na Baixada Fluminense”, Contação de Histórtias, Oficinas de ilustração e apresentação da Escola de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal
Claudia Arcenio – Mulher preta, cristã, professora, mãe, compositora, escritora e poetisa. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduada em Letras e Pedagogia. Finalista do Prêmio Conceição Evaristo de Literatura da Mulher Negra( 2024) . Vencedora de Prêmio Anísio Teixeira de Práticas pedagógicas pela prefeitura do Rio de Janeiro .(2023)
Bruno Black – Poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos Programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”. É considerado um dos artistas mais produtivos dos últimos 10 anos na cena carioca e no Brasil. Morador da Comunidade do Fumacê em Realengo na Zona Oeste do RJ, vive de seus livros e de sua arte já tem quase 6 mil textos escritos e já lançou quase 19 obras literárias até o momento nas principais Bienais Literárias do Brasil e em feiras internacionais (virtuais) e nacionais (presenciais), desde 2006 como autor.
Fernando Molica é jornalista, colunista e articulista
Vencedor do prêmio: Vladimir Herzog, 2004: melhor reportagem de TV e menção honrosa pelo livro-reportagem ‘O homem que morreu três vezes’; Prêmio Embratel 2015 (com a equipe do jornal O DIA); Orilaxé, do grupo cultural AfroReggae.
Finalista do Prêmio Esso de Jornalismo de 2009 e do Prêmio Jabuti de Literatura em 2004 e 2006; semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura em 2022.
Autor dos romances ‘Elefantes no céu de Piedade’ (Patuá), ‘Notícias do Mirandão’, ‘O ponto da partida’, ‘O inventário de Julio Reis’, ‘Uma selfie com Lenin’ (todos editados pela Record) e ‘Bandeira negra, amor’ (Objetiva), do livro reportagem ‘O homem que morreu três vezes’ (Record) e do infanto-juvenil ‘O misterioso craque da Vila Belmira’ (Rocco). Organizador dos livros da coleção Jornalismo Investigativo, publicados pela Editora Record (’10 reportagens que abalaram a ditadura’, ’50 anos de crimes’ e ”11 gols de placa’).
Tania Malheiros é uma cantora e jornalista brasileira.
É autora de quatro livros sobre a questão nuclear no Brasil: Histórias Secretas do Brasil Nuclear e Brasil, a Bomba Oculta, com prefácio de Janio de Freitas e revisão de Neri Victor Eich; este segundo livro foi lançado também na Alemanha pelo Instituto de Análises Estratégicas (Institut für Strategieanalysen).] Em setembro de 2018, Tania lançou “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e energia Nuclear”, editora Lacre, edição atualizada de seus trabalhos anteriores, repleto de informações novas. Em fevereiro de 2018, lançou seu blog. Em 2023 lançou o quarto livro “Cobaias da radiação – a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás”.
II FEIRA LITERÁRIA DE QUEIMADOS
Dias: 26 e 27 de setembro
Local: Ginásio Metodista
Endereço: rua vereador Hemetério Oliveira, 1180, Queimados
Horário: 9h às 17h