I FLIPETRÓPOLIS COMEÇA COM EXPOSIÇÃO A CÉU ABERTO “PORTINARI PARA CRIANÇAS”, INÉDITA NO PAÍS

A primeira edição do Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis – entra em cartaz com a exposição educativa “Portinari Para Crianças”, inédita no país, que traz 42 reproduções de obras do pintor Candido Portinari. A exposição será inaugurada dia 18 de março, segunda-feira, às 19h, no Palácio de Cristal (R. Alfredo Pachá, s/n – Centro) e a entrada é gratuita. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari.

O Flipetrópolis é patrocinado pelo Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis. “Já tivemos eventos ligados à literatura em 2002 e 2004, que foram um sucesso. É com muita alegria que estamos retomando, agora, com essa parceria e com um formato diferente, ampliado, que, além de literatura, leva cultura e arte para as nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O Festival vai acontecer entre os dias 1.º e 5 de maio (quarta-feira a domingo), no Palácio de Cristal e tem como tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação”. O presidente do festival é o jornalista e gestor cultural Afonso Borges, responsável também pelo Fliaraxá, Flitabira, Fliparacatu e o projeto “Sempre um Papo”, vigente há 38 anos. São também curadores os escritores Sérgio Abranches, Tom Farias e Gustavo Grandinetti.

O objetivo do Prêmio é revelar novos talentos literários e incentivar os hábitos de leitura, escrita e arte. Mais informações, assim como o regulamento do prêmio, folha de redação e desenho e autorização de participação podem ser encontradas no site do Festival (www.flipetropolis.com.br). As obras da exposição contarão com QR Codes para audiodescrição e acessibilidade.

Comments (0)
Add Comment