HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO RECEBE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Reformas foram detalhadas pelo secretário durante abertura do 61º Congresso Científico

 O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, participou, na última terça-feira (22.08), da abertura do 61º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Durante o evento, foi formalizado um aporte financeiro para ampliação e reforma da unidade. Os recursos serão destinados para aquisição de um novo PET SCAN – exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo -, reforma do ambulatório central e construção de uma central de referência de transplantes de rim.

“É uma honra muito grande estar aqui neste congresso científico. O HUPE é o principal polo de desenvolvimento formador de mão de obra especializada, gerador de pesquisas e desenvolvimento do nosso estado. Hoje, o Pedro Ernesto está pequeno para as demandas de oncologia que estamos trazendo para o estado do Rio de Janeiro. Nós temos projetos em andamento, como o Instituto Estadual do Câncer em Nova Friburgo e da Baixada Fluminense. A gente espera que a UERJ seja a nossa parceira principal nesses projetos”, disse o secretário.

Em processo de incorporação ao hospital, o PET – CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons – Tomografia Computadorizada) realiza a fusão da imagem metabólica e anatômica. Sua maior utilização em Oncologia é auxiliar o estadiamento, o planejamento e a avaliação da resposta terapêutica, além da detecção de recorrências do câncer. A instalação do aparelho está prevista para o fim do ano, assim como a reforma do ambulatório e a construção da central de transplante. O equipamento será alocado no segundo andar do prédio do Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC-HUPE).

Na mesa de abertura, Dr. Ronaldo Damião, diretor médico do HUPE, destacou os recentes avanços da unidade, como os já citados anteriormente, a reforma do prédio de raio X, a habilitação para realização de cirurgia bariátrica e ampliação do complexo oncológico.

“Nós vamos avançar e temos muito mais a oferecer do que é oferecido hoje pelo nosso hospital. Isso se deve graças a todos os servidores, desde o mais simples ao mais renomado, do mais recente funcionário ao mais antigo”, disse o diretor.

Mais de dois mil profissionais e estudantes das áreas da saúde e afins são esperados até o dia 25 de agosto no HUPE para debaterem estudos e pesquisas sobre diagnóstico e tratamento do câncer. Esta é a temática principal desta edição do congresso: “Oncologia – Um olhar para o futuro”.

Além da presença do secretário Dr. Luizinho, presidente de honra do evento, também estiveram presentes o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mario Sérgio Alves Carneiro, o subsecretário de Estado de Ensino Pesquisa e Inovação da SECTI, Edgar Leite Neto, entre outros.

Comments (0)
Add Comment