Juntas, as duas enfermarias personalizadas do Hospital Municipal Jesus contam com 16 leitos de internação
Referência no atendimento infantojuvenil no Rio de Janeiro, o Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte da capital fluminense, inaugurou, na última segunda-feira (13), duas enfermarias com ambientação lúdica que, juntas, contam com 16 leitos de internação.
Inspirado no fundo do mar, o projeto foi idealizado pelo arquiteto e artista Gringo Cardia e viabilizado pelo Instituto Desiderata, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio e financiado pela Chevron Brasil, que também custeou outras duas salas de exames do hospital com cenário temático, inauguradas em 2022.
As enfermarias ocupam uma área total de 305m² e receberão crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos com problemas de saúde considerados de média complexidade. Segundo Pesquisa de Satisfação elaborada pelo Instituto Desiderata, e realizada em outros ambientes lúdicos feitos pela organização, houve uma redução de 86% da dor e da ansiedade nos pacientes atendidos nesses espaços.
Nessas enfermarias, as crianças ficam por um período médio de quatro a nove dias, mas há casos de internações longas, de 150 até 300 dias. Os 16 leitos dessas enfermarias e as salas de exames cenográficas já existentes contribuem para a revitalização do hospital, que tem 88 anos e oferece um acompanhamento global a crianças e adolescentes, incluindo atendimento psicológico e classe hospitalar, um apoio escolar para pacientes em longo período de internação.
Os benefícios desse trabalho para os nossos pacientes e profissionais são imensos. Redução do estresse, aceleração da recuperação, conforto e ambiente mais acolhedor. Um ganho para os trabalhadores e usuários do SUS”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Por mês, o Hospital Municipal Jesus atende cerca de 3.500 mil pacientes, com uma média de 110 internações em diversas especialidades ambulatoriais. Entre janeiro e setembro de 2023, foram realizados mais de 15 mil exames.
Vale lembrar que a ambientação de espaços do Hospital Municipal Jesus teve início em 2012, com a transformação de um tomógrafo em um grande submarino amarelo. Em 2020, uma sala de raio x ganhou o tema robôs submarinos. No ano passado, as demais salas de exames de radiologia do hospital foram contempladas, concluindo a ambientação do setor.