HOSPITAL FEDERAL DO ANDARAÍ FECHA MAIS LEITOS E SETOR DE QUEIMADOS NÃO RECEBE NOVOS PACIENTES, DIZEM FUNCIONÁRIOS

Trabalhadores dizem que há falta de insumos e que leitos foram fechados. Unidade é referência no tratamento de queimados e no atendimento de alta e média complexidade. Direção da unidade nega.

Funcionários do Hospital Federal do Andaraí, que fica no Rio de Janeiro, dizem que há falta de insumos e de leitos na unidade.

Segundo eles, o setor de tratamento de pessoas que sofreram queimaduras não pode receber mais pacientes, e que quatro leitos foram fechados nesta quarta-feira (8). Outros oito leitos já estavam parados.

A unidade é referência no estado do RJ, mas os trabalhadores afirmam que está difícil trabalhar no local.

“Uma série de insumos em falta, trazendo dificuldade para o serviço, fazendo que os pacientes corram o risco de não fazer a balneoterapia no seu dia a dia, que é um curativo que se faz aqui pra melhora do tratamento deles, por falta de material”, destaca um deles.

Outra funcionária se indigna com a falta de medicamentos.

“Aqui é uma luta diária, todos os dias, porque falta médico, falta medicamento”, afirma.

A direção do hospital tinha decidido fechar oito leitos de UTI no último sábado (4), que estavam ocupados por pacientes que aguardam cirurgias delicadas.

O departamento de gestão hospitalar do Ministério da Saúde confirmou que o setor de pós-operatório do hospital está fechado temporariamente por conta do pedido de demissão de médicos na última semana.

Cirurgias também foram adiadas. Pacientes relatam grande demora para conseguir vaga para tratamentos e cirurgias.

Atualmente, 21% dos leitos de enfermaria do hospital estão fechados.

No entanto, a direção do Hospital do Andaraí afirma que o centro de tratamento de queimados funciona normalmente, e que recebe novos pacientes. A administração também negou a falta de medicamentos e insumos.Por Anita Prado, Mariana Bipo, RJ2

Comments (0)
Add Comment