“Protagonistas da Independência do Brasil iluminadas por mulheres reais”
“Narrando Mulheres” conta histórias de três mulheres que nem sempre estão nas páginas dos livros. Cada uma delas deixou marcas de luta e resistência no período das guerras pela Independência do Brasil. Após o sucesso da primeira temporada, a websérie está de volta com episódios de acessibilidade e minidoc exibidos no YouTube sobre todo o trabalho. Além disso, também exposição de fotos no instagram com convidadas retratando artisticamente as homenageadas: Maria Felipa, Bárbara de Alencar e Dionísia. Roteiro, direção e apresentação de Luciana Zule.
O projeto multimídia idealizado e produzido por Luciana Zule e Natália Simonete com fotografia de Maria Paula Freire pode ser assistido por tempo ilimitado nas redes sociais “Narrando Mulheres”. Convidadas: Jurema Werneck, Victoria Grabois, Lúcia Morais Tucuju. Atrizes: Marcia do Valle, Suzana Nascimento, Verônica Rocha.
Sobre os episódios com acessibilidade, Natalia Simone fala da importância da inciativa.
_ Conseguimos dar um grande passo com relação à acessibilidade nessa segunda temporada: todos os episódios contam com legendas descritivas, que é um recurso para pessoas com deficiência auditiva e também com versão contendo audiodescrição – recurso para pessoas com deficiência visual. Dessa forma, buscamos ampliar o público do projeto e fazer com que a web serie chegue, de fato, para todas as pessoas, independente da sua condição humana.
EPISÓDIOS
1 – Maria Felipa (Canto a Maria Felipa e suas 40 companheiras)
Interpretação: Marcia do Valle. Atriz com formação pela Casa das Artes de Laranjeiras, produtora, diretora e professora de teatro. Trabalhou com os diretores Aderbal Freire Filho, Amir Haddad, Paulo Betti, Stephany Brodt, Márcio Abreu, entre outros. No cinema e na televisão atuou em filmes, novelas e minisséries e um dos seus últimos trabalhos no teatro foi na peça “Luiza Mahin… Eu ainda continuo aqui”, direção de Édio Nunes. Convidada: Jurema Werneck (Médica, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, fundadora do Grupo Criola, uma das principais organizações na luta pelo acesso à saúde para mulheres negras). Roteiro e direção: Luciana Zule.
2 – Bárbara de Alencar (conto por Suzana Nascimento e Luciana Zule)
Interpretação: Suzana Nascimento. Atriz, autora, diretora, apresentadora, produtora, contadora de historias. Artista multidisciplinar, pesquisadora e criadora, com 20 anos de carreira, atua em diversos espetáculos profissionais com destaque para “Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha”, premiado solo em que assina pesquisa e autoria, com direção de Isaac Bernat. Convidada: Victoria Grabois (Fundadora do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro). Roteiro: Luciana Zule e Suzana Nascimento. Direção: Luciana Zule. Mais informações: https://resistenciasubsfem.com.br/portfolio/victoria-grabois/
3 – Dionísia (Conto para se criar o retrato de Dionísia)
Intepretação: Verônica Rocha. Atriz, dubladora, professora e diretora de teatro, formada pela UNIRIO. Atuou em diversas produções teatrais em todo o país, trabalhando com alguns dos mais renomados diretores e companhias, como Rodrigo Portella, Paulo de Moraes, Diego Molina, entre outros. Para televisão, atualmente interpreta a personagem “Roxana” da novela “Vai na Fé” (TV Globo).Convidada: Lúcia Moraes Tucuju (Narradora de Histórias, escritora, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Membro da Academia Internacional de Letras do Brasil. Integra o Mulherio das Letras Indígenas). Roteiro e direção: Luciana Zule. Mais informações: https://www.portaldashistorias.com.br/cursos/biografias-inspiradoras/trajetorias-lucia-morais-tucuju
SERVIÇO:
2ª temporada da websérie “Narrando Mulheres”
· 3 episódios com acessibilidade + Minidoc.Roteiro, direção e apresentação de Luciana Zule.
Ep 1: Maria Felipa (Canto a Maria Felipa e suas 40 companheiras)
· Atriz: Márcia do Valle
Ep 2: Bárbara de Alencar (conto por Suzana Nascimento e Luciana Zule)
· Atriz: Suzana Nascimento
Ep 3: Dionísia (Conto para se criar o retrato de Dionísia)
· Atriz: Verônica Rocha
No canal do projeto no YouTube. Disponível por tempo ilimitado. Acesso gratuito. Classificação indicativa: livre.
Por Clóvis Corrêa