Para nós humanos é recomendado pelos dentistas escovar os dentes três vezes ao dia sempre após as refeições, De acordo com os veterinários, o ideal é escovar os dentes do seu pet no mínimo três vezes na semana.
A escovação dental é a melhor forma de prevenir o TÁRTARO e problemas orais frequentes nos pets como a doença periodontal.
Uma rotina de cuidados ajuda na prevenção da doença, e como consequência evitar infecção e inflamação oral: Bafo e perda dos dentes.
Existe no mercado pasta e escova específica para escovação dos pets, que é formulada sem flúor ou aditivos que possam fazer mal à saúde deles.
Não precisa enxaguar a boca deles. A pasta dental canina é feita justamente para não haver problema de ingestão.
Não é recomendado utilizar a mesma pasta que você, o ser humano usa, pois será prejudicial ao animal. As pastas usadas por nós contém produtos que podem causar intoxicação e gastrite..
Existe no mercado pasta e escova específica para escovação dos pets, que é formulada sem flúor ou aditivos que possam fazer mal à saúde deles.
Tem sabor agradável, assim facilita a escovação e os pets gostam de ficar lambendo, facilitando a rotina diária de higienizar seus dentes.
Dica importante é pesquisar em pet shops, se oferecem produtos como creme dental pet. O uso frequente do creme dental a longo prazo, previne uma série de doenças ao animal.
Tanto nossa, quanto dos pets, a saúde começa pela boca. Acompanhamento do dentista veterinário é fundamental para tratar os pets e aumentar a sua expectativa de vida, podendo tê-los por perto durante mais tempo.
Além da boca, o tratamento pode prevenir doenças em outros órgãos. Doenças essas, que entram pela boca.
Muitos trabalhos científicos relacionam a doença periodontal com problemas em órgãos vitais como coração, fígado e rins.
OBS.: Para cães de pequeno porte e filhotes, as escovas de dedo (dedal)funcionam bem.
Nos filhotes, a atenção e o cuidado devem ser muito grandes. A imensa vantagem de aprender desde cedo como escovar dentes do cachorro filhote, é que ele não vai sentir estranheza e incômodo quando crescer. Além disso, todo cão filhote é muito mais receptivo às novidades do que um cão adulto.
Você pode começar com uma gaze enrolada no dedo, ir massageando a gengiva em círculo de cima para baixo em cada lado.
A ausência dessa limpeza rotineira, pode causar o acúmulo severo de bactérias alojadas no dente e na gengiva.
Procure incluir na dieta do seu cão alimentos que contenham hexametafosfato de sódio (HMP) porque, esse componente é um mineral que, adicionado ao alimento, previne e reduz a acumulação de cálculo dentário em animais.
Não é a quantidade de tártaro que indica a gravidade da doença. Em qualquer grau, a doença periodontal deve ser tratada. Não espere juntar mais tártaro e piorar algo que pode ser resolvido facilmente;
Não ache que o fato dele estar comendo significa que esteja tudo bem com sua saúde oral;
Por terem senso de sobrevivência aguçada eles comem mesmo quando estão com dor de dente e também engolem até a ração sem mastigar.
A pessoa mais indicada para avaliar a condição de saúde oral do seu pet é o especialista em odontologia veterinária ele vai determinar se seu pet precisa de um tratamento profissional ou iniciar uma rotina de cuidados odontológicos em casa;
Quando a doença periodontal evolui ,havendo bolsa periodontal, retração gengival, mobilidade dos dentes, um tratamento periodontal avançado é indicado havendo necessidade de alguns procedimentos adicionais para devolver a saúde bucal:
Radiografia intra-oral, remoção do tártaro sobre as raízes, alisamento das raízes,Regularização dos contornos gengivais;Plástica na gengiva;Enxerto ósseo ou biomateriais e Extrações.
A necessidade de um ou mais desses procedimentos dependerá da avaliação detalhada feita pelo profissional e também de acordo com a expectativa do dono do pet
Leve seu pet pelo menos uma vez por ano para uma avaliação odontológica especializada.
Prevenindo a doença periodontal estamos proporcionando longevidade e qualidade de vida aos nossos pets.
A melhor forma de evitar a doença periodontal é realizar uma rotina de cuidados orais: escovação dental, uso de produtos que auxiliem no controle da placa bacteriana e visita regular ao dentista veterinário