A declaração vem após a Petrobrás retomar um pedido de licenciamento para perfuração de poço em bloco na região
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (26) que o governo se empenha em avaliar se é possível equilibrar os dois objetivos de preservar o meio ambiente com a exploração de petróleo na Margem Equatorial amapaense, a 500 km “foz do rio Amazonas”.
Em entrevista à GloboNews, Haddad disse que o Ministério do Meio Ambiente faz muito bem em zelar pelo patrimônio ambiental, mas que existem atualmente tecnologias para proteção ecológica, e a Petrobrás estaria disposta a dar todas as garantias de que isso ocorreria. Segundo ele, a estatal tem conhecimento sobre a região e não estaria chegando no local agora.
“Aquela região do país é muito impressionante e o Brasil e as empresas têm suas prerrogativas de exploração. É possível compatibilizar? Não sou eu que vou responder, mas tem que ser tentado um esforço de verificar as melhores possibilidades”, acrescentou.
A declaração vem após a Petrobrás retomar um pedido de licenciamento para perfuração de poço em bloco na região. O local tem grande potencial para petróleo, e a extração pode custear a transição energética, segundo a companhia.
A empresa na semana passada teve pedido negado pelo Ibama para perfuração de poços no mesmo bloco, o que opôs a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que defendeu a decisão do órgão, e outros ministros do governo, como o de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Por – Brasil 247