HADDAD AFIRMA QUE ENCONTRO ENTRE LULA E CAMPOS NETO FOI ‘DE CONSTRUÇÃO’

A reunião, que ocorreu nesta quarta (27), no Palácio do Planalto, foi costurada pelo ministro da Fazenda para aproximá-los

Após meses de críticas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu pela primeira vez, nesta quarta-feira (27), com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.  O encontro, que durou cerca de 1h20 e aconteceu no Palácio do Planalto, foi costurado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o objetivo de aproximar os dois, após meses de críticas do petista à autoridade monetária.

Após o encontro, Haddad afirmou a jornalistas que a conversa foi “muito boa, muito produtiva, muito cordial”. Segundo o ministro, haverá novas reuniões entre os dois. “Na verdade, eu penso que foi um encontro institucional, de construção de relação, de pactuação em torno de conversas periódicas. Foi excelente”, disse.

A reunião ocorreu um dia após sair comunicado da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e após duas reduções sucessivas da taxa de juros da economia. O corte, de 0,5 ponto, levou a Selic de 13,25% para 12,75% ao ano.

Mas ainda há um impasse. O governo espera por mais cortes na taxa de juros. Baseado no boletim Focus do Banco Central, fontes da Fazenda acreditam ser possível de até o fim do ano que vem a Selic ficar no patamar de 9%.

Por Gabriela Oliva – Tempo

Comments (0)
Add Comment