Saquarema– Na semana passada, a Guarda Ambiental de Saquarema realizou o resgate de 26 animais silvestres em diversos bairros da cidade. Entre segunda-feira (12) e sexta-feira (16), a equipe salvou 22 gambás, uma jiboia, um ouriço-cacheiro, um pinguim e um lagarto teiú.
Os resgates ocorreram em diferentes áreas do município. Os gambás foram encontrados em bairros como Centro, Boqueirão, Vilatur e Bacaxá. A jiboia, com 2,12 metros de comprimento, foi resgatada em uma resistência no bairro Jardins. O ouriço-cacheiro foi encontrado em Jaconé na quarta-feira (14). Na quinta-feira (15), um pinguim foi resgatado em Itaúna e um lagarto teiú de aproximadamente 1,70 metros no Parque Marina.
Após avaliação, os animais foram soltos em áreas de preservação ambiental do município, pois estavam em boas condições de saúde. Os gambás filhotes foram encaminhados ao Instituto BW, uma ONG parceira dedicada à preservação e reabilitação de animais silvestres na Região dos Lagos, para receber o tratamento necessário antes de serem devolvidos ao seu habitat.
A Guarda Ambiental de Saquarema recomenda que, caso encontre um animal silvestre fora de seu habitat ou machucado, entre em contato pelo telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.