O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil não vai conseguir atingir o grau de investimento se não “mirar nos números certos do Orçamento”.
O chefe da pasta econômica participou na manhã desta terça-feira (25) do CEO Conference Brasil 2025, organizado pelo BTG Pactual.
“O Brasil não vai conseguir atingir grau de investimento se não mirar nos números certos do Orçamento. Não adianta querer inventar mágica. Tem despesa que já está contratada pela Constituição”, disse.
Durante o evento, o ministro voltou a falar que o Brasil deve fazer um ajuste fiscal e tributário de modo a aliviar a cobrança de impostos sobre a população mais pobre. Haddad defende que os mais ricos paguem mais impostos.
“O que eu recebo de comando [de Lula] é ‘vamos arrumar as contas’. Não podemos fazer cair na parte mais fraca da sociedade o ajuste que tem que ser feito. Vamos corrigir distorções, mas vamos distribuir essa responsabilidade de maneira socialmente justa”, afirmou.
Em seguida, completou: “Não consigo ver crescimento econômico se a gente bombardear o andar de baixo”, disse.
O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Julio Arcoverde (PP-PI) marcou para o dia 11 de março a votação do relatório final do Orçamento de 2025.
por Vitória Queiroz – CNN