O aclamado projeto “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, será apresentado no Teatro Municipal de Niterói nos dias 23, 24 e 25 de agosto. Indicada ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, a trilogia destaca a riqueza literária e a profundidade psicológica da obra de Guimarães Rosa.
No dia 23, às 20h, e no dia 24, às 19h, será encenada a peça “Riobaldo”, que explora os amores do personagem principal. No dia 25, às 19h, será apresentada “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, que aborda a dialética entre bem e mal, Deus e diabo.
“Grande Sertão: Veredas”, publicado em 1956, é uma obra inovadora que explora a alma humana e o sertão mineiro, desafiando convenções literárias com sua linguagem e perspectiva únicas. A trilogia, iniciada em 2020 com “Riobaldo”, foi interrompida pela pandemia, mas manteve conexão com o público por apresentações virtuais e seguiu elogiada em diversas cidades do Brasil. A segunda peça estreou em abril de 2023 no Rio de Janeiro e recebeu excelente recepção. Em 2024, o projeto se expandiu para Portugal e Colômbia.
A terceira peça, “O Julgamento de Zé Bebelo”, está prevista para 2025.
As peças foram elogiadas pela crítica e pelo público, destacando-se pela adaptação da prosa de Guimarães Rosa para o teatro. “Riobaldo” foca nos amores do ex-jagunço, e “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho” reflete sobre o pacto fáustico e a existência do diabo.
O teatro está localizado na Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói. Informações: (21) 3628-6908. Ingressos: R$ 25,00 (meia) e R$ 50,00 (inteira), disponíveis na Sympla ou na bilheteira do teatro. Classificação etária: 16 anos.