Um espaço para construir sonhos. Foi assim que Christian Soares, aluno do primeiro ano do Ensino Médio, definiu o novo prédio do Colégio Estadual Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Primeira escola estadual da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, a unidade foi inaugurada nesta semana, encerrando uma espera de décadas. A obra, realizada pelo Governo do Estado por meio da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro, recebeu um investimento de R$ 7,8 milhões e beneficiará cerca de 2 mil alunos.
Antes, funcionando em um prédio compartilhado com o município e atendendo apenas alunos do turno da noite, a escola, agora, já recebe os 850 alunos matriculados no Ensino Médio Regular em três horários: manhã, tarde e noite.
– Este colégio não é apenas um prédio, mas um símbolo do nosso investimento no futuro. A educação é a base de uma sociedade mais justa e melhor para todos. Queremos garantir que cada aluno tenha acesso a um ensino de qualidade, com estrutura adequada e um ambiente propício para aprender. Seguimos firmes na missão de fortalecer a educação no nosso estado, pois é por meio dela que construiremos um Rio de Janeiro com mais oportunidades para todos – declarou o governador Cláudio Castro.
Nova estrutura para 2 mil estudantes
Christian Soares, de 18 anos, precisava caminhar 10 minutos para chegar em casa. Agora, com a unidade dentro da Cidade de Deus, o trajeto dura menos, tornando a rotina mais segura e confortável, principalmente em dias de sol forte ou chuva. Apaixonado por futebol, ele comemora a nova quadra poliesportiva, um espaço adequado para praticar o esporte que sonha transformar em profissão.
– Gostei muito do prédio. Aqui tem mais estrutura, biblioteca, auditório. Na escola antiga só tínhamos sala de aula e um refeitório. Agora ficou bem melhor para os alunos. Estou ansioso para usar a quadra, porque antes precisávamos dividir o espaço – contou Christian.
A unidade conta com quatro pavimentos, 16 salas de aula climatizadas com capacidade para 40 alunos cada, além de quadra poliesportiva, sala de leitura, laboratórios de informática, Física e Ciências, sala de artes, pátio coberto, refeitório e um auditório para 87 lugares.
Espera de 14 anos para a conclusão das obras
A construção da escola teve início em 2012, mas sofreu diversas paralisações devido a problemas técnicos. Com o tempo, o prédio inacabado se deteriorou, até que, em 2021, as obras foram retomadas pelo Governo do Estado e, finalmente, concluídas 14 anos depois do início do projeto.
– Foi no governo Cláudio Castro que conseguimos finalizar a obra e proporcionar aos alunos um prédio com mais infraestrutura. A inauguração desta escola representa mais um passo importante no compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o futuro dos nossos jovens. Cada colégio entregue significa esperança renovada, desenvolvimento, transformação social e mais oportunidades. Nossa missão é garantir que cada estudante tenha acesso a um ensino de qualidade, com professores capacitados e um ambiente acolhedor – ressaltou a secretária de Educação, Roberta Barreto.