O Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Transformação Digital, e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) celebraram, nesta terça-feira (20), em Brasília, parceria para uso das ferramentas tecnológicas que compõem o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN). As soluções serão implantadas nos órgãos estaduais e nas prefeituras por meio do Programa RJ Digital, que vem promovendo a digitalização em todo o estado.
“Hoje, o Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do país e o Governo Federal tem sido importante desde o início deste processo. O Governo do Estado tem trabalhado intensamente no processo de digitalização, colocando a tecnologia a serviço da população fluminense e da gestão pública. O uso das ferramentas será fundamental visando o avanço do Programa RJ Digital, com foco na modernização da gestão dos órgãos estaduais e dos municípios. Tudo isso com o objetivo de um estado 100% digital”, destacou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias.
A cessão das ferramentas é mais uma conquista para as cidades fluminenses que já aderiram ao RJ Digital Municípios e para os órgãos do executivo estadual. A ação tem o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços públicos em prol da população, bem como, promover a desburocratização.
O ProPEN é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e tem como objetivo impulsionar a transformação digital e a modernização da gestão pública por meio da expansão das soluções oferecidas pela União dentro do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Entre as soluções, são oferecidos sistemas e plataformas on-line, visando à melhoria do desempenho da gestão processual e à ampliação da transparência para proporcionar ganhos em agilidade e produtividade.
“Parabenizo o Rio de Janeiro por ser um dos primeiros estados a aderir ao ProPEN com foco nos municípios. Acreditamos que as ferramentas serão objeto de transformação e expansão para todo o país“, ressaltou o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo.