GOVERNO DO RIO DE JANEIRO PROMOVE AÇÕES ESPECIAIS NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ

Planejamento operacional é o maior da história do Carnaval, com forte esquema de segurança, campanha contra assédio e medidas de proteção às crianças

O Governo do Rio de Janeiro montou uma série de ações integradas para garantir a segurança e comodidade dos foliões durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. O planejamento operacional para o Carnaval 2024 promete ser o maior de todos os tempos, com forte esquema de segurança, campanha contra assédio e medidas de proteção às crianças. Os desfiles, que começaram na sexta-feira (09/02) e terminam no Sábado das Campeãs (17/02), contam com investimento de R$ 40,5 milhões do Estado.

– Os olhos do mundo estão voltados para o Rio e temos orgulho de proporcionar à população fluminense o maior Carnaval do mundo. Todas as nossas secretarias estão empenhadas em levar segurança e diversão aos foliões. Teremos um Carnaval de paz, geração de empregos e muito samba no pé – declarou o governador Cláudio Castro.

As forças de segurança do estado prepararam um esquema especial com a integração das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. A atuação da Polícia Militar na Marquês de Sapucaí contará com o sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial. Além da ferramenta inédita na passarela do samba, seis torres de observação estarão funcionando na Av. Presidente Vargas. Para complementar, 51 viaturas farão o patrulhamento do entorno do Sambódromo. O Carro Comando da PM e drones vão auxiliar o monitoramento da avenida. A Patrulha Maria da Penha também estará presente na Sapucaí.

A Polícia Civil vai atuar no Sambódromo com o posto avançado da 6° DP e unidades especializadas no Setor 11. Ações de conscientização e prevenção à violência contra a mulher serão realizadas por agentes nos dias dos desfiles. O Corpo de Bombeiros contará com 500 militares na Avenida, atuando na concentração, dispersão e em todo o trajeto da passarela. Os militares estarão a postos para operar o sistema de hidrantes e canalização preventiva da Sapucaí.

Lei Seca

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, estará na Sapucaí realizando teste de bafômetro nos motoristas que irão conduzir os carros alegóricos das escolas dos grupos Ouro e Especial. A ação também conta com agentes da Educação atuando com campanhas educativas na concentração e nos acessos aos camarotes e frisas.

Campanha contra o assédio na Sapucaí

A segunda edição da campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” está pronta para marcar presença no Sambódromo. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, traz mensagens de alerta a homens e mulheres para crimes como assédio e importunação. Tudo por um Carnaval seguro para as mulheres. Serão distribuídos copos, ventarolas, adesivos e “sacochilas” com frases como: “Olha a fantasia de quem não sabe ouvir um não”.

Saúde contra a dengue na Avenida

A Secretaria de Saúde levará seu bloco contra a dengue para o Sambódromo. A campanha será exibida durante os desfiles na Sapucaí, e serão distribuídos repelentes, adesivos, bandanas e chapéus com alertas sobre a doença. Nove telões da Marquês vão passar um filme de 15 segundos sobre o combate à dengue, e antes do primeiro desfile foliões vão exibir uma faixa com a frase “10 minutos salvam vidas”.

Fundação para a Infância e Adolescência

A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), disponibilizará pulseiras de identificação para crianças no Sambódromo. A ação também contará com distribuição de folders, com orientações para os responsáveis.

Comments (0)
Add Comment