Um dos maiores eventos de energia do mundo, o ROG.e acontece até a próxima quinta-feira (26/09)
O Rio de Janeiro, protagonista na produção de petróleo e gás e na transição energética, sedia até quinta-feira (26/09) o Rio Oil & Gas 2024, um dos maiores eventos de energia do mundo. O Governo do Estado participa com um estande no Pavilhão Kobra, onde a Secretaria de Energia e Economia do Mar apresenta seus projetos inovadores e sustentáveis.
– O Rio de Janeiro é uma referência internacional. Se fosse um país, seria o 10º maior produtor de petróleo do mundo. Pelo estado, passam 76% da produção nacional de gás natural. Estamos avançando na transição para fontes de energia limpas e sustentáveis, além de termos diferenciais competitivos no setor. O evento ROG.e traz oportunidades de investimento – destacou o governador Cláudio Castro.
O estado é também líder nas energias de transição, sendo o maior consumidor de GNV do Brasil, o maior produtor de biometano e o segundo maior produtor de biogás. No setor de energia solar, o Rio está entre os dez primeiros estados em potência instalada. Além disso, o estado possui 15 projetos de eólica offshore em fase de licenciamento pelo IBAMA.
Entre os destaques do Rio Oil & Gas 2024 está o programa Corredores Sustentáveis, que promove o uso de gás natural e biometano em veículos pesados, substituindo o diesel. O projeto já tem 11 postos de abastecimento entre o Rio de Janeiro e São Paulo, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e poluição sonora.
No estande da Secretaria, os visitantes podem experimentar um simulador de asa-delta, que sobrevoa as fases da produção de energia eólica offshore. O subsecretário-adjunto de Energia, Sergio Coelho, reforçou a importância de se envolver nas discussões sobre o futuro do setor energético, destacando a oportunidade de aprender com líderes da indústria e especialistas.
O público também pode conferir um painel informativo sobre petróleo, gás natural e energias renováveis no estado e participar de palestras sobre projetos e o panorama energético no Rio de Janeiro.