O Governo do Estado anunciou um sistema de reconhecimento facial em vans intermunicipais com o objetivo de impedir fraudes e aumentar a segurança das viagens. A decisão foi publicada pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) no último dia 28 e vai ser implementada, de forma gradual, a partir de janeiro de 2025.
Uma investigação do Detro-RJ, da Secretaria de Transportes e da Polícia Civil desmontou, no início de 2024, um esquema de uso irregular do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), o que levou a uma economia diária de R$40 mil aos cofres públicos.
Após a ação, o equipamento de segurança já passou a ser testado em algumas vans reguladas.
“A implementação da biometria vem para se somar aos esforços da fiscalização no combate aos gastos irregulares. O benefício do BUI é pago pelo Estado em formato de subsídio para que a população possa fazer integração entre os diferentes modos de transporte, mas é voltado àqueles que mais precisam e seu uso indevido onera os cofres públicos, gerando um peso no bolso de todos os usuários do sistema”, declarou Leonardo Matias, presidente do Detro-RJ.
Impacto para passageiros
Os passageiros terão até um mês para realizar o reconhecimento facial. Com a biometria, apenas titulares vão poder usar o Bilhete Único. Em caso de uso indevido, os passageiros podem ser suspensos e trabalhadores que utilizam o vale-transporte têm risco de demissão por justa causa da empresa que concede o benefício.