Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, abriga o Espaço Multivioleta para atendimento humanizado e multidisciplinar
O governador Cláudio Castro inaugurou o primeiro Espaço Multivioleta no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti. Este espaço é dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, com um protocolo de atendimento multidisciplinar que inclui ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. A meta é expandir o projeto para 34 unidades da rede estadual de Saúde.
Castro destacou a importância de proporcionar uma rede de acolhimento às mulheres em situação de violência, criando um ambiente humanizado para o atendimento. Ele também anunciou planos de abrir mais seis Salas Multivioletas até o final do ano, enfatizando a necessidade de integração entre todas as áreas no combate a esse problema.
As equipes foram treinadas nos protocolos atuais e na integração com a rede de proteção do Governo do Estado, que inclui a Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, abrigos estaduais, Centros Especializados de Atendimento à Mulher e UPAs.
O Espaço Multivioleta faz parte do programa nacional ‘Antes que Aconteça’, que visa fortalecer a rede de apoio especializada para mulheres em casos de violência, melhorando a qualidade e a agilidade do atendimento. As unidades beneficiadas incluem hospitais como Getúlio Vargas, Carlos Chagas, Alberto Torres, maternidades como Azevedo Lima, Mãe de Mesquita, Heloneida Studart, e UPAs.
O programa também recebeu apoio do STF, CNJ e foi implementado pelo Estado do Rio de Janeiro em coordenação com várias secretarias estaduais e instituições.
O sistema ‘Antes que Aconteça’ redefine os fluxos de atendimento nas unidades de saúde, oferecendo serviços como coleta de dados, profilaxia para doenças sexualmente transmissíveis, contracepção de emergência e apoio psicológico. A secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, destacou a importância do espaço para melhorar e humanizar os atendimentos às mulheres vítimas de violência.