Dando um show à parte, o Governo do Estado promoveu uma megaoperação para a apresentação da diva do pop, que aconteceu sábado, (04/05), reunindo 1,6 milhão de espectadores em Copacabana. O resultado dos esforços foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, (06/05), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, detalhou as ações e operações especiais, determinadas pelo governador Cláudio Castro, para o evento que recebeu cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais e teve 96% de ocupação hoteleira. O destaque foi a atuação das forças de segurança, com mais de 5 mil profissionais divididos entre policiais militares, civis e bombeiros, que garantiram ao público proteção antes, durante e após o show. As 65 torres de observação, 18 pontos de bloqueio e revista, além do policiamento na areia, reforçaram a segurança em Copacabana.
Entre as ações de tecnologia utilizadas está o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que foi instalado na Praça do Lido. O caminhão de comando possibilitou o auxílio imediato às equipes de agentes espalhadas pela orla para combater possíveis ações criminosas. Com investimento de R$ 8,6 milhões, o carro possui 30 câmeras vinculadas a um avançado sistema de reconhecimento facial e drones que sobrevoaram a orla, com imagens a longo alcance com câmeras de zoom capazes de aproximar o alvo até 200 vezes.
Outro destaque foi a inauguração de 18 pórticos com câmeras de reconhecimento facial que fizeram o monitoramento em tempo real do público que acessava a área do evento