Encontro reuniu autoridades e especialistas nacionais e internacionais
O governo do Rio de Janeiro realizou na terça-feira (11/09), na Casa G20 (Casa de Cultura Laura Alvim), em Ipanema, debate sobre os caminhos para o fortalecimento da cadeia de fertilizantes no estado e para a garantia da segurança alimentar no país. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, reuniu autoridades e especialistas nacionais e internacionais. O Rio de Janeiro sediará o primeiro Centro de Excelência de Fertilizantes do país, no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.
– O governo estadual tem participado, de forma efetiva, para a consolidação do Plano Nacional de Fertilizantes 2050 e para a implantação, no estado, do Centro de Excelência de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), empreendimento estratégico para a redução das importações nacionais de fertilizantes. Dessa forma, faz todo sentido realizarmos, no âmbito do G20, este evento – destacou, na abertura do evento, a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
O evento teve como palestrante principal o vice-presidente da International Fertilizer Development Center (IFDC), organização independente, sem fins lucrativos, dos Estados Unidos, Upendra Singh, que destacou o papel dos fertilizantes para garantir a segurança alimentar mundial. O representante da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, subsecretário Felipe da Costa Brasil, por sua vez, afirmou que o Rio de Janeiro está de braços abertos para o setor de fertilizantes.
As iniciativas do governo do estado em prol da cadeia de fertilizantes foram elogiadas pelo assessor para programas estratégicos do Ministério de Agricultura e Pecuária, José Carlos Polidoro. Segundo ele, o movimento do Rio de Janeiro tem sido replicado como exemplo para outros estados e para o mundo.
O evento contou com palestras sobre o projeto do futuro Centro de Excelência de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, sobre inovação e sustentabilidade na cadeia de fertilizantes e insumos para nutrição de plantas no Brasil, e a importância da produção nacional de fertilizantes e insumos para a cadeia do agronegócio e a segurança alimentar no Brasil.
Participaram, como palestrantes do evento, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério de Minas e Energia, BNDES, Finep, Embrapa, Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), Petrobras, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), SP Ventures Capital e Porto do Açu, e pesquisadores das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).