GOVERNO DE JAPERI INVESTE EM LIMPEZA DE RIOS PARA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAPE), está avançando com importantes ações de limpeza e desassoreamento nos rios São Pedro e Catuteiro. O objetivo é prevenir alagamentos durante o período de chuvas.

A iniciativa, que teve início em julho do ano passado, está beneficiando mais de 12 km de curso d’água, com a utilização de uma escavadeira para a remoção de troncos e galhos de árvores derrubados pelas chuvas fortes, aumentando assim a capacidade de escoamento das águas pluviais.

O trabalho no Rio São Pedro abrange uma extensão de 8 km, entre a Ponte Preta e o deságue do Rio Guandu, no bairro Chacrinha. Além disso, também estão sendo realizados serviços nos rios Catuteiro, Canal Normandia, Arroz , São Pedro e Santo Antônio, no bairro Pedra Lisa, que juntos, totalizam uma extensão de 24.5 km de limpeza.

O secretário da pasta , José Maurício, destacou a importância dessas ações de prevenção, mencionando que os trabalhos visam garantir leitos desobstruídos e a redução dos riscos de enchentes na cidade. Ele também enfatizou o levantamento das entradas rurais, que estão recebendo reparos para beneficiar os agricultores locais.”Desde as chuvas ocorridas em fevereiro do ano passado, estamos fazendo um trabalho de prevenção. Nós monitoramos os rios que cortam as áreas agrícolas do município e fazemos o trabalho de limpeza e desassoreamento. Quanto mais os cursos de água tiverem leitos desobstruídos, menores são os riscos de acontecerem enchentes na cidade. Além deste trabalho, estamos fazendo um levantamento das entradas rurais que precisam de reparos. Tudo para garantir qualidade de vida e trabalho para os nossos agricultores”, declarou.

Além das ações nos cursos d’água, a SEMAPE também está atuando nas áreas rurais para melhorar as condições das vias, com a realização de obras de drenagem e reparos nas estradas vicinais e propriedades particulares. O trabalho incluiu a recuperação de ruas danificadas, como a Estrada da Jaqueira, no bairro Santa Inês, onde cerca de 2 km já foram recuperados para garantir a segurança e a mobilidade dos produtores rurais e moradores.

A equipe da pasta também levou os serviços para os bairros de Normandia, Teófilo Cunha, Santo Antônio e Pedra Lisa. Alguns dos pontos identificados como críticos receberam manutenção e recuperação do seu sistema de drenagem, além de aterros e cascalhos em locais com problemas mais acentuados.

Essas ações fazem parte do Programa Mecanização Agrícola, iniciado em fevereiro de 2024, com o objetivo de apoiar a produção agrícola e melhorar a infraestrutura das vias e corpos hídricos da região. Até o momento, os técnicos já identificaram a necessidade de melhoria em 50,73 km de ruas, mas o trabalho continuará em outros pontos do município para atender as comunidades rurais.

Comments (0)
Add Comment