O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quarta-feira (23/10), duas iniciativas significativas voltadas para a terceira idade: o Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+. As ações, coordenadas pelas secretarias de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e da Polícia Militar, foram apresentadas em uma cerimônia no Palácio Guanabara, com o intuito de ampliar a rede de apoio e acolhimento aos idosos no estado.
“A Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável foi criada para somar esforços a outros projetos já existentes voltados à população idosa. As iniciativas de hoje têm como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida da melhor idade. Vamos replicar os sucessos da Patrulha Maria da Penha e do aplicativo Rede Mulher, que atendem ao público feminino, garantindo assim um atendimento multidisciplinar e os direitos dos 60+”, destacou o governador Castro.
O Disque Idoso 165 é um canal exclusivo da Seijes, destinado a atender a população com 60 anos ou mais e sua rede de apoio. Este serviço receberá diversas demandas, incluindo denúncias de violência, orientações sobre serviços de saúde e apoio jurídico. A novidade funciona 24 horas por dia e, além do atendimento telefônico, conta com um aplicativo inédito no Brasil, disponível para Android e iOS.
A central já está operando com uma equipe de atendentes treinados, que farão um acompanhamento remoto das solicitações feitas, garantindo que as necessidades dos idosos sejam atendidas de forma eficaz. “O aplicativo Disque Idoso é um serviço pioneiro que facilitará a comunicação com nossa secretaria, garantindo que as necessidades da população idosa sejam ouvidas e atendidas. Aumentamos a capacidade de resposta diante do crescimento das denúncias de violência contra idosos no estado”, afirmou Licia Mattesco, superintendente da Pessoa Idosa da Seijes.
O sistema também está integrado ao serviço 190 da Polícia Militar, permitindo uma linha direta de atendimento para situações de violência. Além disso, o aplicativo Disque Idoso 165 possui um “botão de pânico” para chamadas urgentes, acionando rapidamente a PM. O aplicativo ainda permite aos usuários agendar consultas médicas e criar lembretes, facilitando o acompanhamento de compromissos.
Outro projeto importante é a “Patrulha da Pessoa Idosa 60+: Retribuindo e Protegendo”, que atenderá idosos em situações de violência. Inicialmente, a Patrulha será implantada em duas unidades da PM: 12º BPM (Niterói) e 19º BPM (Copacabana e Leme), onde há uma grande concentração de idosos. Com uma equipe de 20 policiais treinados, as viaturas identificarão o programa, realizando visitas periódicas a vítimas de violência.
No primeiro semestre deste ano, foram registradas 74 mil denúncias de violência contra idosos no Brasil, com 17,5% sendo de negligência e 12,89% de violência psicológica. É crucial destacar que muitos dos agressores são familiares, o que dificulta ainda mais a situação.
O aposentado Marciano Sacramento dos Santos, de 69 anos, que participa do programa “60+ Reabilita”, elogiou as iniciativas. “É muito importante ver o Estado cuidando de nós. Esses programas vão nos ajudar quando precisarmos de orientação ou apoio”, afirmou. O programa “60+ Reabilita” oferece atividades físicas e serviços de fisioterapia, com 100 núcleos atualmente na cidade do Rio de Janeiro.