Uma moradora de São Gonçalo foi convocada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), para participar da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. A economista e fundadora do Centro Gênesis, Lourdes Brasil, é uma das delegadas escolhidas para o evento, que começou em Brasília na última terça (06) e vai até sexta (09). Essa é a primeira edição do evento desde 2013.
Ela participa na quarta (07), representando São Gonçalo, cidade onde mora desde 1986. Lourdes, que atua com projetos ligados à preservação ambiental desde a década de 80, celebrou o convite. “É importante celebrar o fato de uma moradora de São Gonçalo estar em um evento nacional de grande relevância. Fui eleita delegada. Encaminhei a proposta e vou falar”, destacou.
É a primeira vez que Lourdes participa do evento, que debate políticas públicas ambientais e de enfrentamento às mudanças climáticas. “É um misto de sensações: surpresa, alegria, contentamento e gratidão aos que me antecederam. Expectativa de ter resultados que atraia mais atores sociais para envolvimento na governança, ajudar a disseminar o papel da educação ambiental e divulgar o trabalho do Centro Gênesis”, afirmou.
Lourdes é a fundadora do Centro de Educação Ambiental Gênesis, instituição independente em São Gonçalo que oferece educação para a sustentabilidade. Localizado no bairro Colubandê, o projeto funciona em um fragmento urbano da mata atlântica, com 40.000 m² de área, que abriga vegetação exuberante.