A Paraíso do Tuiuti anunciou nesta quarta-feira (5), dia em que completa 71 anos de fundação, o enredo para o próximo carnaval: “Glória ao Almirante Negro!”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, que volta à escola.
A escola de São Cristóvão vai entrar na Avenida homenageando a vida e história de João Cândido, marinheiro brasileiro que se empenhou na luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatas sofridas pelos colegas.
“Fomos muito felizes com um enredo crítico em 2018, chegando ao vice-campeonato do Grupo Especial, abordando os 130 anos da Lei Áurea. Nesse meu retorno ao Tuiuti, resgatamos mais uma história de resistência e libertação do povo preto. ‘Glória ao Almirante Negro!’ é uma louvação a quem deve ser tratado como herói. Por isso, nos inspiramos nas histórias em HQs para fazer essa identidade visual do enredo”, explica o carnavalesco.
A ilustração do enredo foi feita pelo designer e ilustrador Antônio Vieira, que se inspirou no universo dos quadrinhos para criar a arte que remete a uma capa de HQ.
O Almirante Negro viveu em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde seus descentes vivem até hoje. O filho caçula, Adalberto Cândido, conhecido como seu Candinho, disse que ficou emocionado com a homenagem da azul e amarelo de São Cristóvão. E os familiares já confirmaram presença no desfile da agremiação.
A Paraíso do Tuiuti vai celebrar seu aniversário na próxima sexta-feira (14), às 21h, na quadra de ensaios, que fica no Campo de São Cristóvão, nº 33, no bairro de São Cristóvão. A escola vai lançar oficialmente o enredo e vai contar com a apresentação de Pixulé, o novo intérprete da escola.
Por-G1