GILBERTO GIL -TURNÊ DE DESPEDIDA DOS PALCOS – PARTE 1

Desde o dia 15 de março, Gilberto Gil está na estrada para sua última turnê. O artista encerra seu ciclo de shows aos 83 anos. Gil vai fazer vários shows pelas capitais e grandes centros do país. No Rio de Janeiro a apresentação está confirmada para os dias 29 e 30 de março no espaço Farmasi Arena. volta nos dias 5 e 6 de abril. O compositor baiano começou sua careira a quase cinco décadas atrás. o repertório da turnê está sendo uma síntese desses anos em atividades para contemplar várias gerações. 

GILBERTO PASSOS GIL MOREIRA, nascido em Salvador/Bahia em 26 de junho de 1942. Esse artista desempenha múltiplas funções. Compositor, multi-instrumentista produtor musical, escritor. Teve passagens na vida política. 

Aos três anos de idade Gil ficou fascinado por música ao ouvir as bandas dos cantadores e violeiros em especial a sanfona do Cinézio .Aos16 anos, final dos anos 1950 ao ouvir João Gilberto trocou a sanfona pelo violão. 

Sua carreira começou em 1962 compondo e tocando jingles. Sua primeira composição “Bem de Vagar” foi gravada pelo grupo feminino AS TRÊS BAIANAS. 

Após se formar em administração mudou para São Paulo em 1965, para trabalhar em uma multinacional. Ao longo do dia era o homem de negócios e a noite frequentava espaços culturais, bares para interagir com outros artistas. Foi em uma dessas noites que conheceu Chico Buarque. Em 1965 abandona o emprego formal e vai para o Rio de Janeiro. 

 Na tv Record, no terceiro Festival de Música Popular Brasileira a canção “Domingo no Parque” conquistou o 2º lugar. Uniu berimbau com guitarras. O grupo os Mutantes acompanharam Gilberto GIL. Essa sonoridade marcou o início do movimento a tropicália. 

Em 1967 Gilberto Gil lança seu primeiro álbum “louvação” com direção musical de Dori Caymmi. Em 1968 o movimento tropicalismo entra em rota de colisão com a ditadura civil e militar ao critica – lá. Gil e Caetano foram presos em dezembro de 1968 em São Paulo. Foram levados para o Rio de Janeiro, sendo soltos em fevereiro de 1969. Gil e Caetano foram para o exílio em Londres com suas famílias, ficando lá no período de 1969 a 1971. A gravadora lançou um single com a música “Aquele Abraço” que fez um grande sucesso no Brasil. Essa música foi feita no avião quando Gil saiu da prisão indo para Salvador. É a música de despedida do Rio de Janeiro e do Brasil.

por Amaury Oliveira

Comments (0)
Add Comment