O Bar do Zeca Pagodinho será palco para uma das maiores lendas do samba suburbano do Rio: o grupo Fundo de Quintal. Nos dias 14 e 28 de agosto, a partir das 21h30, o grupo promete uma viagem musical pelos seus 45 anos de história, com apresentações de clássicos que marcaram gerações, como “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade”, “Nosso Grito” e “Eu Não Quero Mais”.
Nascido na década de 1970 a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, o Fundo de Quintal revolucionou o samba, introduzindo novos instrumentos como o tantã, o repique de mão e o pandeiro em sua formação. Ao longo dos anos, o grupo se firmou como um verdadeiro celeiro de talentos, revelando grandes nomes do samba como Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha, e Almir Guineto, além de muitos outros que se tornaram referências no cenário musical brasileiro.
Hoje, o Fundo de Quintal é composto por Bira Presidente, símbolo do samba no pé, Sereno, Ademir Batera (carinhosamente apelidado de Baterista Sorriso), Márcio Alexandre e Junior Itaguaí. Juntos, eles mantêm viva a essência do samba de raiz, celebrando a tradição e influenciando novas gerações de sambistas.