Uma história emocionante, que nos ensina e inspira, e que levou a bandeira do Brasil ao lugar mais alto do pódio. Bruninho é a prova de que o esporte transforma vidas.
Uma história emocionante, que nos ensina a jamais desistir de alcançar nossos sonhos. Aos 12 anos, Bruninho é exemplo de superação, e a prova de que o esporte transforma vidas. Ele mostrou que todos somos capazes e conquistou um feito histórico para o Brasil ao ganhar um título de Campeão Mundial em Buenos Aires, e fez o ginásio inteiro, com pessoas de 50 países diferentes, lhe aplaudir.
Bruno Barcellos, morador de Nova Friburgo, tem distrofia muscular, uma doença degenerativa e progressiva que afeta os músculos, fazendo com que eles percam a sua função gradativamente. Os pulmões dele são os mais afetados. Bruno faz uso de um ventilador mecânico não invasivo para ajudar na respiração, além de uma sonda para alimentação e de cadeira de rodas pra longa distância.
A doença fez a mãe estudar e se formar em fisioterapia e se especializar em doenças neurológicas. “Quando eu vi que ele iria precisar de fisioterapia todos os dias, eu decidi me formar. Hoje além do Bruno atendo várias crianças com necessidades especiais e adultos também”, conta Graciele Barcellos ao SF Notícias.
O sonho dele sempre foi fazer Karatê, mas os estudos apontavam que quanto mais esforço fazia, mas a doença avançava. Depois de muita insistência do menino, a mãe, em conversa com a equipe médica que acompanha o tratamento, decidiu colocar ele no Karatê.
“Os médicos me alertaram sobre os riscos, mas eu disse que era pra gente deixar ele viver; pra ele poder curtir a infância dele. Ao mesmo tempo que me sentia culpada, me sentia feliz porque estava realizando o sonho dele”, disse Graciele.
O esporte transformou a vida do Bruninho e de sua família. Antes ele ficava internado por até 8 vezes ao ano por episódios de pneumonia de repetição. Depois que começou a fazer Karatê, Bruno só foi internado uma vez em três anos. O esporte melhorou a parte motora e psicológica. Ele passou a competir em vários campeonatos estaduais e nacionais, até que foi parar em um campeonato mundial.
Bruno compete na modalidade Kata, uma luta imaginaria, mas que requer muita dedicação. Ela tem uma forma de combate com ataque e defesas que precisam ser executados com precisão. Bases, socos e defesas.
Depois de muitos treinamentos, que incluiu uma estadia em Santa Maria Madalena, fonte de grandes karatecas da região, Bruninho conquistou um feito inédito ao conquistar o título de Campeão Mundial na modalidade em campeonato disputado em Buenos Aires, na Argentina. Foi dele a primeira medalha conquistada pelo Brasil no campeonato.
Na competição, ele estava acompanhado do professor Willian Reigoto Teixeira, mais conhecido como Mano, de Santa Maria Madalena. A todo tempo, o professor segurava o ventilador mecânico. A conquista do Bruninho marcou a competição e fez o ginásio vibrar e se emocionar. Bruninho levou a bandeira do Brasil para o lugar mais alto do pódio.
Por – SF Notícias