FRANÇA: EM REVIRAVOLTA, ESQUERDA VENCE ELEIÇÕES LEGISLATIVAS, MAS NÃO FORMA MAIORIA

Bloco de esquerda Nova Frente Popular atinge 182 assentos, ante 168 da coalizão governista de centro e 143 da extrema direita.

Na França, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular surpreendeu ao conquistar o maior número de assentos na Assembleia Nacional nas eleições legislativas, obtendo 182 cadeiras. No entanto, não possui maioria para governar sozinha. A segunda maior bancada é do Juntos, coalizão de centro e atualmente no governo, com 168 assentos, seguida pela Reunião Nacional de extrema direita, que obteve 143 assentos, um aumento significativo em relação ao último pleito.

Apesar do crescimento da Reunião Nacional, liderada por Marine Le Pen, de 88 para 143 assentos, o partido ficou aquém das expectativas de obter maioria absoluta. Le Pen reconheceu a derrota após uma pesquisa boca de urna indicar o resultado desfavorável.

O primeiro-ministro Gabriel Attal, do Juntos, também admitiu a derrota e anunciou que colocaria seu cargo à disposição. Agora, cabe ao presidente Emmanuel Macron indicar um novo primeiro-ministro com base nos resultados eleitorais.

Para formar um governo, a esquerda precisará de uma aliança com o centro, somando os 289 assentos necessários para a maioria. As negociações estão em curso, embora haja discordâncias significativas, como sobre a reforma da Previdência.

O resultado foi amplamente celebrado como uma vitória contra o extremismo na política europeia. Autoridades e figuras públicas, incluindo o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e jogadores da seleção francesa de futebol, elogiaram a união das forças progressistas em defesa da democracia e justiça social.

Comments (0)
Add Comment